IMPASSE: DIREÇÃO DA ECT ATRELA CONCURSO PÚBLICO A NOVO PCCS E DESCONSIDERA CARÊNCIA DE TRABALHADORES

Publicada dia 31/01/2024 12:18

• A vinculação do concurso público à necessidade de um novo PCCs pela direção dos Correios levanta questionamentos sobre a eficácia da estratégia diante da urgência na reposição de vagas.

• Presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara, lidera mesa de negociação com a direção dos Correios, abordando temas cruciais como PCCs, concurso público e SD.

Na tarde da última terça-feira, 30/01, a mesa permanente de negociação coletiva entre a FINDECT e a direção dos Correios reuniu representantes sindicais, incluindo José Aparecido Gandara, Elías Diviza, Silvana Azeredo e Wilson Araújo. Dentre os pontos centrais da discussão, destacou-se a temática dos Planos de Cargos e Carreiras (PCCs) e o imbróglio relacionado ao concurso público.

A empresa alegou a necessidade de um novo PCCs devido à existência de lacunas no plano de cargos de 2008. No entanto, surpreendentemente, a direção não apresentou uma proposta concreta. Alegando que os representantes da FINDECT poderiam sugerir propostas, depois após pressão dos representantes mencionaram que um projeto está em fase final, mas que não poderiam apresentá-lo, deixando questões em aberto.

A resolução 42 da CGPAR foi citada como uma restrição, limitando a destinação de recursos financeiros de apenas 1% para as progressões salariais anuais da folha de pagamento. Isso levanta preocupações sobre como um novo plano de carreiras pode impactar negativamente as progressões salariais dos trabalhadores.

A urgência na derrubada da CGPAR 42 foi enfatizada, pois ela se mostra como um entrave significativo para os interesses dos trabalhadores. Outro ponto crucial é o Sistema dep Distribuição (SD), envolto em uma situação complicada que prejudica os trabalhadores. A falta de clareza sobre o concurso público também foi ressaltada, já que a empresa não apresentou prazo, quantidade de vagas ou um projeto claro, alegando a necessidade de um novo PCCs.

A FINDECT, por sua vez, destacou a importância de respeitar os trabalhadores, que enfrentam mais de uma década sem reposição de vagas. Essa ausência de contratações resultou em uma drástica redução do efetivo, de 127 mil para 80 mil, evidenciando a necessidade urgente de medidas concretas por parte da direção dos Correios.

O impasse persiste, e a representação sindical continua a pressionar por soluções efetivas que atendam às demandas dos trabalhadores, respeitando seus direitos e promovendo condições laborais mais justas.

Nova reunião

A FINDECT informa que, em conformidade com a Cláusula 23 do Acordo Coletivo de Trabalho – ACT 2023/2024, hoje, 31/01/2024, ocorrerá nova reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos Correios – MNNP-Correios, das 9h às 13h, na modalidade presencial.

A reunião abordará temas como alterações no ACT 2023/2024, registro de ponto por exceção e definição de pautas e calendário para futuras reuniões. Os Sindicatos filiados a FINDECT permanecem atentos e vigilantes em busca de soluções que atendam aos interesses dos trabalhadores.

Fonte: FINDECT