O DIA DA DEMOCRACIA E A DEFESA DOS CORREIOS COMO PILAR DA PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Publicada dia 25/10/2023 17:13

Neste 25 de outubro, celebramos o Dia da Democracia, uma data marcada pela morte do jornalista Vladimir Herzog e uma ocasião para destacar o papel crucial dos Correios na promoção da democracia, enquanto defendemos veementemente sua manutenção como uma empresa 100% estatal, pública e de qualidade.

Neste Dia da Democracia, lembramos a importância histórica de Vladimir Herzog, jornalista que lutou incansavelmente pela democracia, confrontando a censura da ditadura militar. Sua morte, após ser torturado no DOI-CODI, desencadeou uma reação popular que contribuiu para o processo de redemocratização do Brasil e culminou na Constituição Federal de 1988.

A democracia é um dos pilares de nossa sociedade, e é apropriado refletir sobre como os Correios desempenham um papel fundamental na promoção desse princípio. Esta instituição, com sua presença nacional, é uma ligação vital entre pessoas de diferentes partes do país, facilitando a troca de informações e opiniões.

No entanto, é essencial ressaltar que, nos últimos anos, os trabalhadores dos Correios e a população enfrentaram desafios significativos, com ameaças de privatização que colocavam em risco seu papel fundamental na democracia brasileira. A privatização dos Correios, que foi barrada através da luta dos sindicatos filiados à FINDECT e toda categoria ecetista, representaria um atentado contra a democracia, minando a capacidade do Estado de garantir um serviço postal eficaz, acessível e inclusivo em todos os 5.570 municípios do país.

É crucial que a população, em conjunto com os sindicatos filiados à FINDECT, defenda a manutenção dos Correios como uma instituição pública, 100% estatal e de qualidade a serviço de todos os cidadãos. A privatização seria prejudicial não apenas para a democracia, mas também para a coesão social e econômica do Brasil.

O conceito de democracia, com sua origem grega, implica que o poder em uma sociedade é, teoricamente, exercido pelo povo por meio da livre escolha de seus representantes políticos. Qualquer ação que ameace esse regime democrático, as instituições e os princípios da Constituição é considerada um ato antidemocrático. Portanto, é fundamental que a população se mobilize para proteger a democracia e o papel vital dos Correios nesse processo.

Juntos, podemos garantir que essas instituições continuem a servir como pilares da participação cidadã em nosso país.

Fonte: FINDECT