SINTECT-MA DÁ IMPORTANTE ALERTA SOBRE A MENSALIDADE SINDICAL

Publicada dia 04/01/2022 09:44

No final do ano 2021, os trabalhadores de Correios se viram fazendo muitos cálculos, principalmente sobre descontos. O sindicato não foi diferente. Os contracheques saíram tarde, mesmo tendo havido diversos questionamentos, os valores foram mantidos até o dia do pagamento, 30 de dezembro, quinta-feira. A partir desse dia foi iniciado um maduro e importante debate interno da diretoria do SINTECT MA pois estava evidente que a empresa havia descontado a mais dos trabalhadores do que deveria tê-lo feito. Lembrando que o próximo dia útil somente aconteceria dia 03, segunda-feira. Para melhor compreensão é importante relembrar do seguinte:

Em outubro de 2021, os trabalhadores reunidos em assembleia decidiram mudar o percentual da mensalidade até julho de 2022 dos 2%  para 2,5% calculados em cima do salário base das mensalidades sindicais. A ata foi registrada e tão logo foi enviada para a empresa. Passado o fim de outubro e fim de dezembro a empresa NÃO realizou o reajuste de 0,5% (meio porcento) aprovado em assembleia. Esse foi o primeiro entre tantos erros da empresa.

Somente no fim de dezembro, nas datas já citadas, a empresa fez os ajustes, porém o Correios cometeu novo erro, que acreditamos ter sido o seguinte: a empresa descontou o retroativo das mensalidades sindicais, iniciando a contagem da diferença de 0,5% a partir de agosto, o que acarretou descontos a mais nos valores de diferença SINTECT MA dos ECTistas.

A Diretoria do SINTECT MA gostaria de deixar claro que esse erro foi exclusivo da empresa, pois além do ofício, foi enviada a ata completa para o Correios, com a decisão dos trabalhadores, tendo inclusive sido divulgada no site e nas redes sociais. O dinheiro que está a mais na conta do sindicato é dos trabalhadores e decisões precisam serem tomadas sobre isso.

Inicialmente, neste dia 04 de janeiro de 2022, enviamos ofício para a empresa alertando sobre o erro cometido e buscando confirmar ainda mais o cálculo do ocorrido. Também enviamos os extratos de contas e relatórios analíticos para o escritório de contabilidade Modelo que há mais de 5 anos acompanha as prestações de contas da entidade. No momento que houver mais respostas da empresa e mais informações do escritório de contabilidade os trabalhadores serão informados. Os prazos dependem da velocidade de resposta da empresa.

Não temos, como diretoria sindical, nenhuma intenção de esconder o ocorrido, não vamos fingir que o dinheiro não está lá, na esperança que não seja notado. O dinheiro que não é nosso, com certeza é dos trabalhadores. É uma pena que não temos estrutura para devolver individualmente para as pessoas e a solução que for pensada para o problema será realizada coletivamente o quanto antes. Não temos como fazer controle desses pagamentos principalmente agora sem as liberações sindicais.

Por enquanto, o mais normal é que a empresa no repasse do próximo mês ao sindicato faça o ajuste, devolvendo então ao trabalhador o dinheiro que foi descontado a mais. Outra opção é que seja chamada uma assembleia formalizando o mês de agosto de 2021 como mês base para o novo percentual de 2,5%, daí sendo decidido pelos trabalhadores que o sindicato utilize essa diferença já depositada na luta. Não existe a possibilidade e não é o interesse desta diretoria sindical aplicar golpes na categoria ou tomar decisões que impliquem deixar de devolver o dinheiro sem assembleia. O respeito aos ECTistas é importante demais para nós, diretoria.

A atual diretoria reforça o compromisso com a seriedade, transparência e acima de tudo com a honestidade. Somos o primeiro sindicato na história que vocês observarão fazendo questão de jogar limpo com os trabalhadores.

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA