NEGOCIAÇÃO DO ACT 2023: FINDECT BUSCA SOLUÇÕES APÓS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES NOS TRIBUNAIS

Publicada dia 11/09/2023 08:43

A FINDECT, em busca de um acordo que atenda aos interesses dos trabalhadores dos Correios, destaca a importância de esgotar o processo de negociação após desafios enfrentados nos tribunais nos anos anteriores. O diálogo com o governo atual é uma oportunidade que a categoria deseja aproveitar.

A atual negociação para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2023 entre a FINDECT e os representantes dos Correios é uma etapa crucial para os trabalhadores. Neste contexto, é fundamental entender por que a FINDECT enfatiza tanto a necessidade de esgotar todo o processo de negociação antes de considerar medidas mais drásticas, como uma greve.

Nos anos anteriores, as negociações entre os trabalhadores e a ECT tiveram que ser resolvidas nos tribunais. Essa situação trouxe desafios significativos e, em muitos casos, resultados insatisfatórios para a categoria. A batalha judicial não apenas prolongou o processo, mas também não proporcionou ganhos substanciais para os trabalhadores.

Agora, diante de um governo que valoriza o diálogo, a FINDECT acredita que é uma oportunidade para buscar soluções através da negociação direta. Isso é visto como um caminho mais eficaz para garantir os direitos e benefícios dos trabalhadores dos Correios, além de melhorar as condições de trabalho e os salários.

A ênfase da FINDECT em esgotar todo o processo de negociação antes de considerar uma greve não é apenas uma estratégia, mas uma demonstração de compromisso com a busca de soluções por meio do diálogo. A categoria dos Correios deseja evitar repetir experiências passadas nos tribunais e acredita que a negociação direta é o caminho para alcançar um acordo que atenda às suas necessidades.

Portanto, os três pontos cruciais em debate – o plano de saúde, a questão econômica e a realização do concurso público – são vistos como elementos essenciais para os trabalhadores e devem ser discutidos em detalhes durante o processo de negociação.

A diretoria da FINDECT está comprometida em conduzir esse processo com cuidado e dedicação, buscando alcançar um acordo que reflita verdadeiramente os interesses da categoria. A FINDECT se reuniu neste sábado (09) e deliberou em conjunto com os Sindicatos filiados que agendará assembleias para o dia 21/09.

Essa deliberação dos Sindicatos é um passo importante nesse caminho, onde os trabalhadores terão a oportunidade de construir uma proposta melhor, de avaliar e decidir sobre o resultado das negociações. A FINDECT permanece firme na busca por soluções através do diálogo e na defesa dos direitos dos trabalhadores dos Correios.

Jornal da Findect – Setembro de 2023

Fonte: FINDECT