SINTECT-MA REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA E DISCUTE PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

PUBLICADO EM 01 DE NOVEMBRO DE 2019

A audiência pública aconteceu nesta quinta-feira (31/10) no auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado, a partir de uma solicitação da Diretoria colegiada do SINTECT-MA junto ao Deputado Estadual Zé Inácio (PT-MA). O deputado prontamente viabilizou a realização da audiência, entendendo assim como a diretoria do sindicato a importância de fazer esse debate, sobre a privatização dos Correios.

Na ocasião, estiveram presentes representantes de várias entidades, entre eles Joel Nascimento (Presidente CTB-MA), Julio Guterres (Sec.Geral CTB-MA) Daniel Pavão (Vice Presid. Sindicato dos Vigilantes), Ademir Loureiro (representante da Federação de Aposentados dos Correios), Wilson Araújo (Diretor da FINDECT), Nonato Chocolate (Sec. de articulação política do município).

Existe a necessidade de se discutir a privatização dos Correios e seus impactos não apenas na vida dos trabalhadores, mas também da sociedade.

Todas as falas dos presentes colaboraram para a intenção de discutir a privatização, assim como os impactos e desdobramentos na vida dos trabalhadores, de suas famílias e toda a sociedade que também será impactada tanto no âmbito econômico quanto social, seja direta ou indiretamente.

Não se trata apenas de lutar por empregos, mas vai além disso. Trata-se de preservar os Correios, mantendo-o como estatal, prestando serviços de qualidade, cumprindo seu papel social e indo onde as empresas privadas nacionais e estrangeiras que estão no mercado brasileiro de encomendas se recusam a ir por estarem preocupadas com o lucro, deixando assim de atender aos que precisam.

É importante que se diga que os Correios são apenas uma das empresas que estão na lista do governo para serem privatizadas. Caixa Econômica, Banco do Brasil, Eletrobras e demais empresas públicas estão na mesma luta. É necessário que juntemos esforços para lutar contra a venda do patrimônio do povo brasileiro.

A Diretoria do sindicato informa inclusive que, a direção regional dos Correios foi convidada a estar da audiência, mas que infelizmente nenhum representante da empresa foi enviado para participar do debate.

Como resultado dos debates que foram realizados alguns encaminhamentos importantes foram elencados, entre eles:

• Moção de repúdio contra a privatização das estatais (Correios, bancos públicos e Eletrobras). Presidente da Câmara dos deputados, Presidente do Senado e Ministério de Ciência e tecnologia e ao Governador Flávio Dino.
  • Realização de audiências públicas através da Assembleia Legislativa nas principais cidades do interior ou mesmo por região, no sentido de unificar a luta em defesa das demais estatais ameaçadas de privatização (Eletricitários, Bancos Públicos).
  • Envio de cartas sociais pela população, trabalhadores dos Correios e suas famílias aos parlamentares, no sentido de cobrar posicionamento diante da ameaça de privatização.