CORREIOS E ENEM: QUAL A IMPORTÂNCIA DOS CORREIOS NO ENEM?

PUBLICADO EM 04 DE NOVEMBRO DE 2019

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada em todo o Brasil pelo INEP há 21 anos. Ele tem garantido o acesso de milhares de jovens e adultos ao ensino superior e dessa forma à tão sonhada formação que garanta a eles se capacitar e ter uma profissão. Com o passar dos anos mais pessoas têm aderido ao exame.

Neste ano o ENEM completa sua 21ª edição e isso só vem a reforçar ainda mais a importância dos serviços que os Correios realizam para que o ENEM aconteça todos os anos além de outras ações que a empresa desenvolve ao longo dos anos, a exemplo do PAPAI NOEL DOS CORREIOS.

Uma prova com essa abrangência pede toda uma organização e com isso, uma logística incrível, que garanta que as provas chegarão a tempo e sem problema a todos os municípios onde existem locais de prova pré definidos pelo órgão responsável pela aplicação das mesmas e em segurança, evitando assim transtornos.

É aí que entram os Correios e a importância que a empresa tem nessa tarefa que vem desenvolvendo com tanta responsabilidade e competência ao longo de todos esses anos.

Ele é o responsável por toda a arte de logística na entrega das provas do ENEM em todo o Brasil, não apenas pelo seu papel social, mas também pelo fato de possuir a estrutura física necessária, mão de obra qualificada para tal e pela seriedade e competência nessa função.

Dessa forma, se faz necessário que TODOS entendam a real importância de os Correios permanecerem públicos, mantendo- se os direitos das pessoas aos seus serviços tanto nos grandes centros quanto nas cidades pequenas como vem acontecendo, sem penalizar aos que mais precisam.

A empresa vem ao longo dos anos desempenhando esse papel sempre com muita responsabilidade e eficiência em todos os municípios brasileiros e garantindo a entrega de serviços de grande importância onde ninguém quer se dar ao trabalho de ir.

Com o ENEM não é diferente, os Correios participam de todo a logística, que vai desde a retirada do material na gráfica, à entrega nos locais de aplicação, como também é o responsável pelo recolhimento das provas, dessa forma assegurando a transparência e confiabilidade da correção das provas.

É importante que se diga que, devido à seriedade, competência e confiança tanto da empresa quanto dos trabalhadores, os Correios também auxiliam o INEP em outras operações  a exemplo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), o Provinha Brasil e também realiza a entrega das urnas eleitorais, garantindo a toda a população o direito à cidadania.

Por essas e outras razões devemos nos posicionar contrários à privatização da empresa, combater o seu desmonte e sucateamento e lutar pelos nossos direitos e por tudo que já foi conquistado até aqui. Correios público e de qualidade é de interesse de todo o povo brasileiro. Um Correios que nos leve a todos os lugares, atendendo a todos os brasileiros, garantindo serviços como entrega de encomendas e Banco Postal nos lugares mais distantes.

TODOS em defesa dos Correios Público

Com informações da FINDECT