FINDECT PRESSIONA POR AMPLIAÇÃO DE VAGAS DO CONCURSO PÚBLICO, GARANTIAS NO PLANO DE SAÚDE E DEFESA DO POSTALIS
Publicada dia 31/10/2024 19:28
Tamanho Fonte:
Em reunião com a direção dos Correios e do Postalis, a FINDECT apresentou pautas urgentes, como a ampliação de vagas no concurso público, capacitação presencial, transparência no plano de saúde, preservação de agências e valorização dos trabalhadores.
Nesta quarta-feira, dia 30 de outubro, a FINDECT participou de uma reunião com a diretoria dos Correios e o presidente do Postalis para discutir questões essenciais aos trabalhadores ecetistas e aos beneficiários do Postalis. Com uma pauta robusta, a FINDECT cobrou melhorias nas condições de trabalho, manutenção das agências e transparência no plano de saúde, visando assegurar um serviço postal eficiente e sustentável para toda a população.
Demandas apresentadas pela FINDECT
1. Abertura de Concurso Público e Ampliação de Vagas:
A FINDECT reforçou a urgência de novos concursos para atender à demanda crescente dos Correios, solicitando vagas adicionais para Atendente Comercial e Operador de Triagem e Transbordo. A ampliação visa reduzir a sobrecarga de trabalho e melhorar o atendimento à população.
2. Capacitação Presencial para Atendentes Comerciais:
Com a recente parceria entre Correios e INSS para solicitações de auxílio-doença, a FINDECT solicitou que o treinamento dos atendentes comerciais seja presencial e prático, superando as limitações do atual formato de Ensino a Distância (EAD), e garantindo a qualificação necessária para a nova responsabilidade.
3. Oposição ao Fechamento de Agências CEM:
A FINDECT manifestou indignação com a decisão de encerrar 44 agências CEM até janeiro de 2025, cobrando que todos os empregados dessas unidades sejam realocados antes do início da convocação de novos aprovados, evitando prejuízos ao emprego e ao atendimento nas comunidades.
4. Transparência no Plano de Saúde dos Trabalhadores:
A FINDECT solicitou informações detalhadas sobre o plano de saúde para um estudo aprofundado do custeio. Dentre as informações requisitadas, estão:
. Coberturas e exclusões;
. Períodos de carência;
. Regras de reajuste e histórico dos últimos cinco anos;
. Tabelas de mensalidade, coparticipação e reembolso;
. Participação financeira dos Correios no custeio do plano.
5. Possibilidade de Mudança de Cargo (PCCS 2008):
Para valorizar a experiência dos trabalhadores, a FINDECT cobrou que todos os ecetistas elegíveis possam pleitear mudança de cargo (PCCS 2008) antes do chamamento de aprovados no concurso público.
6. Propostas para Fortalecimento dos Correios:
Um conjunto de dez propostas estratégicas foi apresentado pela FINDECT, com o objetivo de fortalecer financeiramente a empresa e valorizar os trabalhadores, que têm sido fundamentais na continuidade dos serviços postais em momentos críticos.
7. Revisão do Quadro de Vagas do Concurso Público:
A FINDECT solicitou a retificação do edital de concurso público para que a distribuição de vagas atenda localidades com maior déficit de pessoal, o que favorece tanto o atendimento quanto as condições de trabalho dos empregados.
Reivindicações sobre o Postalis e benefícios para aposentados e pensionistas
Representantes das entidades ADCAP, FAACO, FENTECT e FINDECT se reuniram também com o presidente do Postalis e a direção dos Correios para tratar de questões cruciais aos participantes e pensionistas, abordando:
. Medidas contra o BNY Mellon para pagamento da dívida ao Postalis;
. Retomada dos pagamentos da RTSA pelos Correios;
. Melhoria do novo Plano de Contribuição Definida (CD) e incentivo financeiro para aposentados e pensionistas.
Os presidentes das entidades ainda propuseram o parcelamento do desconto do 13º salário para aposentados e pensionistas interessados, visando maior planejamento financeiro.
A FINDECT protocolou todas as demandas através de ofícios, e a ECT comprometeu-se a encaminhar as questões para análise e dar as respostas necessárias e garantiu um retorno formal sobre as pautas discutidas dentro de dez dias. A FINDECT seguirá acompanhando de perto esses desdobramentos para garantir que as reivindicações sejam atendidas e que melhorias sejam implementadas em prol dos trabalhadores.
Ofício Nº SGD 481-2024 – Solicitação de Auxílio Doença (INSS) nas Agências de Correios
Ofício Nº SGD 467-2024 – Solicitação de reversão do processo de fechamento de Agências CEM (2)
Ofício Nº SGD 476-2024 – Ações para sustentabilidade, governança e competitividade dos Correios
Fonte: FINDECT