BNY MELLON É CONDENADO PELA JUSTIÇA A REPARAR O POSTALIS, PORÉM BOLSONARO TENTA CULPAR PARTIDO
Publicada dia 17/06/2022 16:01
Tamanho Fonte:
A Justiça concedeu ao Postalis mais uma vitória em ação de reparação de danos movida pelo Instituto contra o banco BNY Mellon, que atuou em gestões passadas como administrador e gestor de fundos de investimentos da entidade. O processo se refere à aquisição de cotas do Fundo Imobiliário General Shopping e a indenização, calculada até outubro de 2019, é de R$ 4,15 milhões, valor que será atualizado quando a sentença for liquidada, já que ainda cabe recurso.
A decisão foi tomada por unanimidade pelos desembargadores da 22ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, que reconhecem a responsabilidade dos réus por terem adquirido, em 2010, cotas do Fundo Imobiliário General Shopping equivalentes a 27,1% do patrimônio de investimentos estruturados, por meio do Fundo São Bento, exclusivo do Postalis e administrado pelo BNY Mellon.
O percentual é superior aos 25% permitidos para Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) de acordo com a então vigente Resolução 3792/09 do CMN. O administrador, além de submeter o Postalis a autuações pela Previc, gerou prejuízos devido à rentabilidade negativa do investimento e por não conseguir comercializar as cotas no mercado financeiro, como demandado pelo Instituto, alegando serem títulos de baixa liquidez.
Em maio deste ano, a 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro/RJ condenou o BNY Mellon a indenizar o Instituto por prejuízos causados na aquisição de direitos creditórios, em 2011, pelo Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios CJP (FIDC CJP). Este processo também está sujeito a recurso.
Estas e outras ações movidas pelo Instituto contra o banco – seguirão seu curso na justiça até a sentença final e, caso confirmadas, os valores recuperados serão incorporados ao patrimônio do Plano BD.
No entanto, apesar da condenação do BNY Mellon, em que é obrigado a reparar os danos causadas ao Postalis, o Presidente, que age para esconder as acusações de crimes contra toda a sua família mentiu na sua live, responsabilizando um partido político pelos roubos no Postalis.
Vale ressaltar que, as investigações não são contra “o partido”, e sim contra o trilionário banco privado norte americano BNY Mellon, contra Paulo Guedes e contra comparsas que trabalharam no POSTALIS na mesma época.
Além do que, mesmo durante o governo do miliciano o PT NÃO foi acusado, o PT NÃO foi sugerido como culpado e NÃO EXISTE condenação alguma contra o PT no assunto POSTALIS.
O que se percebe claramente é uma tentativa de colocar na conta do PT dívidas que nunca foram suas, a fim de com isso às portas das eleições presidenciais, tirar o foco de onde ele deve estrar.
Com informações do Postalis