INFORME DA 1ª REUNIÃO DA COMISSÃO PARITÁRIA QUE DISCUTE MELHORIAS NO PLANO DE SAÚDE

Publicada dia 30/01/2024 21:11

Na manhã de hoje, 30/01, durante a primeira reunião da Comissão Paritária de Saúde, os representantes da FINDECT, Wilson Araújo, Débora Henrique, Manoel Feitosa, Silvana Azeredo, além da consultora Daniele Neves Vasconcelos Dias previdenciária, enfatizaram a relevância das discussões sobre aprimoramentos no plano de saúde dos trabalhadores.

FINDECT informa que as negociações da mesa paritária que envolvem o custeio do plano de saúde iniciou hoje, 30/01, e vale destacar que o governo anterior, presidido por Bolsonaro, solicitou a mudança no status do plano de saúde, passando de mantenedora para patrocinadora. Isso acarretaria possíveis aumentos nos custos para os trabalhadores, visto que os Correios não seriam mais obrigados a manter o plano. Contudo, o atual governo Lula interveio, solicitando a suspensão dessa alteração e garantindo que os Correios permaneçam como mantenedores do plano.

Durante a reunião, a direção dos Correios reiterou o compromisso de manter-se como mantenedora do plano de saúde, demonstrando uma postura favorável ao bem-estar dos colaboradores. Iniciaram-se também mudanças estatutárias para aprimorar o funcionamento do plano.

As alterações propostas incluem mudanças na coparticipação e na base de cálculo das mensalidades, sujeitas a análises internas da Postal Saúde e avaliação pelo colegiado da empresa e pelo SEST. No tocante ao plano familiar, a comissão planeja consultar os trabalhadores para obter sugestões visando melhorias nesse benefício essencial.

A cláusula 8, que propõe eleições diretas e paridade nos conselhos, está vinculada à mudança estatutária em curso, com a sua viabilidade dependendo do sucesso desse processo. A FINDECT enfatizou a urgência na implementação dessas medidas, solicitando documentos específicos à empresa para análise na próxima reunião.

É relevante mencionar que, até o momento, nenhum documento referente ao andamento da mudança estatutária foi apresentado à comissão. Os representantes da FINDECT reforçaram o acompanhamento próximo desse ponto nas próximas discussões.

Participação em Brasília

Além disso, destacamos que os representantes da FINDECT, Wilson Araújo, Débora Henrique e Silvana Azeredo, encontram-se em Brasília para participar da reunião da comissão. A FINDECT inicia uma luta incansável pela garantia dos direitos dos trabalhadores, redução do custeio do plano de saúde e busca por alternativas para que aqueles que saíram do plano possam retornar, fortalecendo assim o compromisso com o bem-estar da categoria.

A próxima reunião está agendada para os dias 27 e 28 de fevereiro, oferecendo um espaço contínuo para a deliberação e implementação de melhorias no plano de saúde dos trabalhadores.

Fonte: FINDECT