SINTECT-MA SEGUE PARTICIPANDO DA NEGOCIAÇÃO DO ACORDO COLETIVO 2025/2026
Publicada dia 05/08/2025 15:54
Tamanho Fonte:
Nesta terça-feira (05/08), segunda semana das negociações do Acordo coletivo de Trabalho, foi tratado sobre as Cláusulas Sociais – Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos e Anistia
A empresa mostrou os avanços sobre as denúncias de assédios, sobre as medidas tomadas em relação aos assediadores; foi questionado sobre a demora em resolver as questões dos empregados demitidos (tem levado até 5 anos para resolver a demanda).
Em relação aos assédios feitos aos terceirizados; assédios esses sofridos por grande parte dos coordenadores e chefes da ECT e da empresa terceirizada contratada para prestar o serviço, a empresa foi questionada também, ao que respondeu que haverá apuração de forma mais assertiva sobre a denúncia feita.
Outro questionamento feito pelo SINTECTMA foi em relação à valorização dos empregados negros, mas que não são devidamente qualificados (ao menos na parte teórica), oque impede que o empregado tenha a devida noção do cargo que está sendo ali apresentado a ele. Como resposta, a empresa informou que serão tomadas medidas para sanar essa demanda.
A empresa questionada sobre a não concessão do benefício licença-menstrual, que mesmo sendo uma das ações que constam em Acordo coletivo, somente é usufruída pelas colaboradoras via sentença judicial.
Como resposta a essa demanda específica, a empresa respondeu que têm sido feitas várias reuniões no sentido de melhorar a relação entre a empresa e as empregadas, ao que foi sugerido refazer toda a proposta, e novamente ser inserida no ACT 25/26 com o texto refeito.
Em continuidade, no período da tarde, a empresa apresentou números relacionados a empregados-estudantes, mostrando a maior oferta de bolsas e convênios (institutos) oferecidos.
O SINTECTMA, questionou a falta de empatia de alguns gestores em relação à não liberação dos empregados estudantes, os impedindo de acessarem o seu estágio e consequentemente a conclusão do curso; e também sobre a transparência da lisura do processo (transparência) de oferta de bolsas;
A resposta dada pela empresa foi de que farão os devidos debates sobre os questionamentos trazidos à mesa em outra oportunidade.
Em relação à habitação, a empresa apresentou um modelo de convênio entre a ECT e o Governo Federal pra moldes de aquisição de imóveis, sendo solicitado pela Empresa, em que os servidores possam usufruir dos mesmos benefícios da Caixa Econômica Federal.
A FINDECT questionou o porquê de não ter dado seguimento no programa apresentado pelo presidente Fabiano, ao que o GEREO respondeu que o convênio está parado nos devidos departamentos.
O Sindicato sugeriu presença de um representante da ARCO no dia que forem apresentadas as pautas relacionadas a eles, pois eles têm apresentado boas sugestões de interação entre empresa-colaborador.
Por fim, foram pedidas mais liberações de membros efetivos da diretoria da ARCO com ônus para a empresa.