TRABALHADORES SE REÚNEM EM ASSEMBLEIA PARA DISCUTIR PROPOSTA DA EMPRESA

Publicada dia 04/04/2024 14:11

Em reunião entre as federações e a empresa nesta quarta (03/04), o Correios apresentou uma proposta para ser levada aos trabalhadores, discutida e votada. Confira abaixo:

Adicional de periculosidade

Retomar o pagamento do adicional aos carteiros motociclistas em folha complementar até a regulamentação através de Portaria Ministerial, cumulativamente com o do AADC.

Concurso público

Segue o cronograma previsto das próximas etapas do concurso público nacional:

• Março a julho – Planejamento do certame e processo licitatório para contratação da empresa especializada;

• Agosto – Contratação da banca;

• Setembro – Edital do concurso;

• Dezembro – Início das contratações.

Melhorias no Plano de Saúde

O GT da Cláusula 60 já foi instalado e apresentado o cronograma de implantação das ações de melhoria (redução da coparticipação de 30% para 15%; não incidência de rubricas variáveis na mensalidade e isenção de coparticipação em procedimentos de Quimioterapia, Radioterapia, Hemodiálise, Home Care):
• Abril: Análise e encaminhamento ao jurídico para elaboração de nota jurídica; Mensuração do impacto atuarial da alteração;
• Maio: Aprovação da minuta de regulamento no colegiado da Postal Saúde e dos Correios;

• Junho: Implementação pela operadora.

Suspensão do SD

As implantações do SD serão suspensas de forma imediata com retorno após contratações previstas no concurso público.

Sistema de Registro de Ponto (SRP)

Os Correios se comprometeram a revisar e aplicar, até 04/05/2024, o registro de frequência do ponto eletrônico para os carteiros que atuam em atividade de distribuição externa, para o registro de ponto por exceção à jornada regular de trabalho, mediante Termo Aditivo ao ACT vigente, na forma da legislação.

Distribuição Domiciliária Alternada

A empresa irá constituir Grupo de Trabalho paritário sobre o tema até o dia 15/04/24

Entrega matutina

A comissão constituída por representantes sindicais e integrantes designados pela empresa estudará a possibilidade de ampliação da entrega matutina.

Aumento pecuniário das funções Motorizadas

Serão realizados estudos pela empresa para o aumento pecuniário das funções Motorizadas – Motorista Operacional, Motorizado (M), Motorizado (V) e Motorizado (MV), que serão apresentados na Mesa Nacional de Negociação Permanente até junho de 2024.

Investimentos em condições de trabalho

A empresa apresentou dados de investimento feitos em 2023 pela atual gestão em obras/engenharia e manutenção de unidades em relação a 2022 e prevê investimentos até 2026 em novos complexos operacionais por meio do Novo PAC.

Dos recursos que a empresa irá captar internacionalmente para investimento na modernização, deixou em aberto a possibilidade de que as  federações indiquem situações emergenciais para que sejam priorizadas nos investimentos.

Mesas temáticas

Foi definida data de início e conclusão para as reuniões das mesas temáticas sobre: Distribuição Domiciliária, Anistia, Revisão de processos administrativos disciplinares, Enfrentamento aos Assédios, Promoção da Equidade Racial e Enfrentamento ao Racismo, Equidade de Gênero e Enfrentamento ao Sexismo.

As primeiras reuniões acontecerão na próxima terça-feira, dia 9, com o GT da Distribuição Domiciliária, e a última, em julho. A mesa de Melhorias do Plano de Saúde já realizou duas reuniões e também se reunirá na próxima terça-feira, dia 9.

Vale dizer que neste momento é o que temos em mãos. Não se trata de uma grande vitória, mas é o mais agradável que obtivemos. Não é nada interessante neste momento colocar forças e recursos.

Se faz necessário sim, mobilização e união entre os trabalhadores, com vistas à Campanha Salarial que virá.