TRABALHADOR DO MARANHÃO, PARE DE ACHAR QUE O CORREIOS VAI FAZER JULGAMENTO JUSTO EM CASO DE PROCESSO ADMINISTRATIVO


Publicada dia 03/12/2024 12:25

Tamanho Fonte:

Cada vez mais Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e resultados de Processos de Apuração Direta (PAD) estão chegando no sindicato, trazidos por funcionários que acabam seguindo o mesmo padrão. Entendemos que o aumento se deve à maior confiança dos trabalhadores em seu Sindicato de Correios do Maranhão e, portanto, devemos passar algumas recomendações.

1º São processos que ocorrem após indenização ocorridas aonde o objeto chegou à unidade, foi trabalhado por alguém e por algum motivo no sistema gerou indenização ao cliente.

2º As maiores vítimas desse tipo de processos são as pessoas do interior, que geralmente estão sobrecarregadas, onde os sistemas falham por meses, onde há o transporte entre cidades passando por várias mãos, onde equipamentos são compartilhados por não haver o suficiente, erros de encaminhamento, superlotação de e-mails e há rotatividade de quem trabalha no local seja por transferências, seja licenças médicas ou itinerância.

3º O ponto mais grave é que o trabalhador, na ingenuidade, acha que vai ser investigado e que o julgador vai considerar a pessoa inocente. Mais de 80% dos casos que chegam ao Sindicato são revertidos FORA DO CORREIOS, ou seja, dos processos trazidos até nós, se formos considerar amostragem, há 80% de julgamentos errados realizados pelo Correios.

Então, parem de achar que inspetores e julgadores em apuração direta ou superior tem compromisso com a verdade. Infelizmente, o compromisso deles é com os manuais e em achar culpados que vão pagar a indenização. O sindicato já fez várias reclamações em conversas com a gestão sobre isso e até enviou alguns ofícios no tema, a prática de condenar o trabalhador inocente é a regra deles, fruto de uma visão distorcida de seguir manuais sem de fato avaliar a realidade.

SALVE O CONTATO DOS DIRETORES DO SINTECT-MA

O QUE FAZER?

1º Desde o momento da chegada do inspetor ou da comunicação do processo avise logo o diretor de sua preferência do SINTECT MA.

2º Da mesma forma como a inspeção já considera alguém no local de trabalho previamente culpado, já considere previamente inspetores, apuradores e gestores superiores como parte de um sistema injusto. Não assine documento algum no próprio dia.

3º Entenda que o processo administrativo vai ocorrer e deve ser todo ele, completo acompanhado pela advogada do sindicato. Processo judicial de defesa através do sindicato somente acontecerá após a pessoa ser julgada, culpada, mas os fundamentos da defesa são construídos no processo administrativo.

4º Entenda que raras vezes o trabalhador é de fato culpado, por falha em algum procedimento, e que é melhor avaliar com o diretor do SINTECT MA se assina ou não o TAC. A decisão final é sempre do trabalhador. Ou às vezes o valor é pequeno e o trabalhador só quer se livrar logo do processo de apuração direta.

5º Reforçando, NUNCA RESPONDA SOZINHO QUALQUER QUESTIONAMENTO DA EMPRESA QUE POSSSA GERAR PENALIDADE. Seu sindicato está aqui para defender todos os SINDICALIZADOS JUDICIALMENTE.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

DIA DO CARTEIRO – 25 DE JANEIRO

DIA DO CARTEIRO – 25 DE JANEIRO

Em comemoração ao Dia do carteiro, o SINTECT-MA sorteou diversos prêmios entre os carteiro e carteiras filiados ao sindicato. No período de 20 a 25 de janeiro, foram realizados sor...

24 DE JANEIRO: DIA DO APOSENTADO

24 DE JANEIRO: DIA DO APOSENTADO

Nesta sexta (24/01) é comemorado o dia do aposentado. É o dia em que homenageamos a todos aqueles que lutaram por muitas das conquistas que hoje podemos celebrar, inclusive o direi...