SINTECT-MA COBRA ESCLARECIMENTOS À EMPRESA SOBRE ANTECIPAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SD

Publicada dia 29/02/2024 11:00

Diante do curto prazo para início dos SD’s dos cronogramas da cláusula 47, que trata do Redimensionamento de carga, o SINTECT-MA recebeu relatos e denúncias dos trabalhadores de que cidades que não estão no cronograma apresentado pela empresa ao sindicato estariam sendo antecipadas para a realização de SD na modalidade web ou resumida.

Entendemos que não foi esse o treinamento dado à equipe do sindicato e em razão disso, enviamaos ofício à empresa onde levantamos alguns questionamentos:

1) Houve alteração no calendário das cidades com antecipação das que estariam no segundo semestre para o primeiro semestre?

2) De fato não haverá contagem exaustiva em todas as cidades do SD e quais seriam essas cidades na modalidade web ou resumida?

3) Entendendo que não importando qual seja o mecanismo utilizado pelo Correios para acompanhamento do SD, como se dará o acompanhamento pelo sindicato nos locais com SD web?

Alertamos que, caso haja alterações, o sindicato receba imediatamente o cronograma atualizado do SD no Maranhão.

Reforçamos que estamos preocupados com o desenrolar do SD, por se tratar de uma ferramenta utilizada historicamente pela empresa desde 2016 meramente para eliminação de distritos, não chegando a atender toda a sociedade e demonstrando ser uma ferramenta excludente principalmente das regiões mais pobres.

Informamos a empresa que, caso os trabalhadores decidam que o SD está sendo mal feito pela gestão e que há riscos de eliminação de postos de trabalho ou de prejuízo para a sociedade, o sindicato irá orientar pela não execução do SD nestas cidades e apoiará os trabalhadores em uma eventual luta.