SINDICATO COBRA INFORMAÇÕES DO CORREIOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DO SGPA
Publicada dia 27/11/2024 18:20
Tamanho Fonte:
Diante da preocupação do Sindicato após Ofício Circular da empresa em relação à implementação do Sistema de Gestão de Pessoal do Atendimento (SGPA), solicitou por meio de ofício, esclarecimentos detalhados à Gerência de Planejamento do Atendimento GPLADERAT.
O comunicado informa sobre diversos ajustes que serão feitos em relação ao atendimento, entre eles a inclusão de novas funções SGPA, com base no Guichê Receita e o Guichê Pico de Postagem.
Ocorre que as mudanças promovidas pela atualização do SGPA geraram uma série de questionamentos e impactos que precisam ser esclarecidos para os trabalhadores, principais interessados e afetados diretamente.
O Sindicato solicita que a empresa dê informações detalhadas sobre:
- Quais os critérios e coeficientes adotados para a realização do último dimensionamento do SGPA, como por exemplo, quais os dados utilizados para a construção da métrica, considerando que a base de cálculo foi feita a partir de dados do ano anterior;
- Como foram consideradas as mudanças operacionais e o aumento no volume de atendimento das agências em 2024? Qual é o impacto real das mudanças nos parâmetros adotados sobre a carga de trabalho atual dos empregados;
Os trabalhadores de diversas agências têm trazido relatos ao Sindicato de situações que vêm acontecendo devido à aplicação do SGPA, tais como: a supressão de expedidores, já que houve eliminação de expedidores em várias unidades, o que comprometeu o fluxo operacional das agências; Redução do adicional de quebra de caixa; A redução no número de guichês e na função de caixa, que afetou a remuneração dos trabalhadores; Sobrecarga de trabalho e as novas exigências de metas têm gerado pressões excessivas, afetando diretamente a saúde mental dos atendentes, com cobranças abusivas e excessivas por metas inatingíveis, que tem impactado na Saúde Mental dos empregados.
Em razão desses acontecimentos, o Sindicato solicitou a revogação do último SGPA realizado e a imediata suspensão da aplicação deste sistema, até que sejam apresentados os devidos esclarecimentos.
Solicitamos entre outras coisas, a revisão e discussão coletiva do SGPA com base em uma metodologia de dimensionamento que contemple coeficientes mais justos e transparentes.
As mudanças implementadas pela empresa não devem resultar em sobrecarga de trabalho para os empregados nem em redução de suas condições financeiras ou de saúde.
Continuamos cobrando a ampliação de vagas por concurso público e a abertura de novos cargos de atendentes comerciais, essenciais para garantir o bom funcionamento das agências, reiterando o pedido da FINDECT feito por meio de ofício.
Até o momento, a empresa não nos deu resposta sobre essa questão. Seguimos aguardando as informações e providências solicitadas.