SÃO LUÍS OCUPA A DÉCIMA POSIÇÃO ENTRE AS CIDADES COM MAIOR NÚMERO DE HABITAÇÕES SEM NUMERAÇÃO

Publicada dia 20/06/2024 00:31

É bastante comum encontrar casas em que a numeração não é em sequência, mas aleatória. Já em outras situações ocorre de não existir o número de identificação que deveria estar em frente a todas as casas.

No ranking nacional de cidades brasileiras, São Luís é a cidade com a maior quantidade de endereços sem número. De acordo com o IBGE, São luís está em 10º lugar na posição.

Vale dizer que de acordo com o IBGE só aqui na capital maranhense mais de 114.000 endereços estão sem esse tipo de identificação.
Essa falta de numeração em determinados endereços é um problema que traz grandes transtornos tato aos clientes quanto aos entregadores.

O Carteiro e diretor do sindicato, Luiz Junior que trabalha há 17 anos como entregador, conta que esse problema é um desafio diário enfrentado por ele e pelos colegas de trabalho, pois há uma grande dificuldade para fazer a entrega.

Quando o endereço na encomenda vem correto ele tem que estar de acordo com o endereço que está na residência e infelizmente muitas pessoas acabam não colocando o número, a placa de identificação e isso gera uma série de problemáticas e dificuldade da entrega, conta ele.

Para o entregador, isso gera incerteza de saber se a pessoa que está na casa é a proprietária da encomenda, além da questão da devolução dos objetos.

Por exemplo, a pessoa pagou pela encomenda e logicamente quer receber, mas sem o endereço correto nem na encomenda e nem na residência, isso dificulta muito a prestação de serviço dos entregadores e no fim acaba que a pessoa tem prejuízo porque às vezes é necessário fazer a devolução ou então são enviadas para uma unidade mais próxima da residência.

Além disso, muitas pessoas não se atentam para essa problemática. Para tentar driblar esse problema do dia a dia algumas estratégias são pensadas, como por exemplo, perguntar aos vizinhos próximos à residência.

O procedimento é fazer as tentativas de entrega, que são duas sou três, dependendo do tipo de envio e depois disso, a encomenda é enviada pra agência mais próxima da encomenda entendeu, pra facilitar com que a pessoa faça a retirada.

O IBGE afirma que além de São Luís os municípios de São José de Ribamar, Barreirinhas, Barra do Corda e Açailândia também estão incluídos no grupo de cidades com essa problemática.

Pedro Neponuceno, que é carteiro e diretor do Sindicato afirma que durante a entrega é comum também encontrar numeração repetida, ou seja, várias residências com o mesmo número, o que é outra situação que causa dificuldade na entrega.

Essas situações acabam desencadeando diversos problemas. Diante disso, pedimos que a população primeiro tente regularizar não só junto aos Correios e junto à prefeitura para que essa urbanização seja mais efetiva.