FINDECT COBRA RETIFICAÇÃO DO EDITAL PARA AMPLIAÇÃO DE VAGAS NO CONCURSO DOS CORREIOS

Publicada dia 14/10/2024 17:00

Com apenas 3.099 vagas abertas para a área operacional, que representam apenas 7,5% dos postos eliminados nos últimos anos, a qualidade dos serviços postais fica comprometida em meio à crescente demanda do e-commerce. Além disso, com a abertura de um PDV, a empresa poderá ter mais adesões ao plano de demissão do que vagas disponíveis no concurso público.

A FINDECT manifesta sua profunda preocupação em relação ao edital do concurso público anunciado em 9 de outubro de 2024, que disponibiliza apenas 3.099 vagas para o cargo de Carteiro na área operacional. Esse número é alarmante, pois representa apenas 7,5% dos postos eliminados ao longo dos últimos anos, evidenciando uma resposta completamente insuficiente às necessidades operacionais da empresa. O atual governo foi eleito com a missão de reconstruir os Correios e, para cumprir essa promessa, é imprescindível a realização de um concurso robusto, com a abertura de diversas vagas em diferentes cargos.

A situação da área operacional é particularmente crítica, especialmente com o aumento significativo das operações de e-commerce, agravada pelo PDV anunciado pela empresa, que pode resultar em mais adesões do que o número de vagas propostas no concurso público. Entretanto, o edital atual não prevê contratações para funções essenciais, como o cargo de Atendente Comercial, o que compromete a qualidade do atendimento ao público e sobrecarrega os trabalhadores que já estão em atividade.

Além disso, a FINDECT critica a falta de diálogo durante a elaboração deste concurso. O presidente dos Correios havia se comprometido, em 2023, a envolver as entidades sindicais nas discussões sobre o concurso público, mas esse compromisso não foi cumprido, demonstrando falhas na comunicação com os representantes dos trabalhadores e na construção de um processo que deveria ser colaborativo e consultivo.

Diante desse cenário preocupante, a FINDECT exige a retificação imediata do edital, com a ampliação significativa do número de vagas e a inclusão de cargos estratégicos. Para garantir que as necessidades reais dos Correios sejam atendidas, a federação solicita a convocação urgente de uma reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente, destinada a discutir as falhas do edital e buscar soluções viáveis.

É fundamental que o governo e a direção dos Correios honrem os compromissos assumidos e ajam de maneira a assegurar não apenas a reposição dos postos de trabalho, mas também a qualidade dos serviços prestados à população. A FINDECT continuará na luta pelos direitos dos trabalhadores e pela excelência no atendimento ao cidadão.

Ofício NºSGD 470-2024 – Solicitação de Informações sobre o Concurso Público

Fonte: FINDECT