DEMORA NA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO APROFUNDA A CRISE NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO À POPULAÇÃO

Publicada dia 10/01/2024 16:05

A FINDECT destaca a pressante necessidade de um novo concurso público diante da expressiva redução no efetivo dos Correios desde 2011, impactando profundamente a prestação de serviços. A carência de pessoal afeta todas as áreas da empresa, com ênfase nos trabalhadores da área operacional – carteiros, operadores de triagem, atendentes comerciais, motoristas e motociclistas – que enfrentam o peso mais significativo da sobrecarga. Além disso, a falta de efetivo se estende às áreas administrativas, gerando problemas no RH. Combater a terceirização torna-se imperativo para fortalecer os Correios.

Os Correios, que um dia contaram com 127 mil trabalhadores, enfrentam uma redução para cerca de 80 mil, devido à escassez de contratações ao longo de mais de uma década. Este déficit de pessoal resulta em atrasos nas entregas, acúmulo de cartas e prejuízos aos Correios e à população que aguarda o recebimento dos objetos postais.

Os trabalhadores da área operacional, composta por carteiros, operadores de triagem, atendentes comerciais, motoristas e motociclistas, são os mais impactados pela falta de efetivo. Diariamente, enfrentam uma sobrecarga que compromete não apenas sua eficiência, mas também sua saúde e qualidade de vida.

Para além da crise de efetivo, a situação também se agrava nas áreas administrativas, onde a falta de mão de obra capacitada gera problemas significativos no RH da empresa.

A categoria, que enfrenta não apenas a sobrecarga diária, mas também atrasos no pagamento de horas extras e erros constantes na folha de pagamento, busca cumprir suas responsabilidades em meio a uma crise que afeta não só os trabalhadores, mas toda a sociedade. A luta dos trabalhadores torna-se crucial para exigir um concurso público que reponha as vagas deficitárias e promova melhorias nas condições de trabalho.

Além disso, é fundamental combater a terceirização, pois apenas por meio da valorização dos trabalhadores será possível fortalecer a empresa e garantir a qualidade dos serviços prestados.

Ao longo dos últimos anos, a categoria dos Correios enfrentou inúmeros ataques aos seus direitos, prejudicando significativamente as condições de trabalho. Com uma força de trabalho sem renovação, muitos trabalhadores encaram jornadas excessivas, comprometendo sua qualidade de vida.

A demanda por um novo concurso público é crucial diante do cenário atual. O crescimento constante do mercado de e-commerce exige que os Correios se fortaleçam, não apenas para competir com empresas privadas, mas também para garantir uma prestação de serviço eficiente.

1. Atendimento à demanda crescente: Com o aumento constante no número de encomendas, é imperativo que os Correios contem com um efetivo adequado para lidar eficientemente com o volume postal, assegurando entregas no prazo.

2. Combate à terceirização: A valorização dos trabalhadores concursados é essencial para fortalecer a empresa. O combate à terceirização garante um efetivo comprometido e capacitado para enfrentar os desafios atuais.

3. Competitividade no E-commerce: A expansão do mercado de e-commerce demanda uma logística robusta. A falta de pessoal nos Correios coloca a empresa em desvantagem frente às empresas privadas, comprometendo sua competitividade.

A FINDECT conclama a todos os trabalhadores a unirem esforços e lutarem pela realização urgente de concurso público e valorização dos trabalhadores que são a espinha dorsal da empresa. Somente assim os Correios poderão não apenas recuperar sua força, mas também proporcionar um serviço de excelência à população. A luta por um concurso público e a valorização dos trabalhadores são passos fundamentais para esse resgate.

Fonte: FINDECT