TRABALHADORES DO MARANHÃO APROVAM PROPOSTA DA EMPRESA COM RESSALVAS E REJEITAM GREVE

Publicada dia 20/09/2023 11:12

As assembleias no Maranhão, que aconteceram nesta segunda e terça (18 e 19/09) entre outros assuntos, debateram e votaram sobre a proposta da empresa, desconto assistencial e greve da categoria.

Em São Luís, logo no início da assembleia foram repassados informes sobre algumas ações do jurídico do sindicato, como a do CTCE sobre salubridade e climatização da unidade, sobre a busca do sindicato por amenizar o trabalho em especial no interior, devido às fortes altas de temperatura que têm causado calor excessivo, férias 70% e abono pecuniário que estão aguardando decisão do judiciário, PCCS em que cada sindicato está cuidando de suas ações e o AADC.

Em relação ao AADC, foi informado que, por decisão do supremo, a empresa deve efetuar o pagamento, mas vem sustentando que os trabalhadores recebem duplicado. Foi decidido ambos os pagamentos são coisas distintas, uma vez que um parte de força de lei e o outro de acordo coletivo. O Correios vai seguir tentando atrasar o inevitável.

A diretoria informou ainda que as visitas setoriais devem ser agendadas para após a assinatura do ACT, que deve acontecer entre os dias 22 e 25/09. Já a eleição para delegados sindicais deve acontecer em outubro ou novembro deste ano.

A maioria dos trabalhadores reunidos nas 9 assembleias realizadas pelo sindicato, sendo uma delas virtual, aprovou a proposta da empresa, feitas algumas ressalvas.

Em relação ao desconto assistencial de 2% da remuneração, vale dizer que não se trata de nenhuma invenção do sindicato, mas que é a Cláusula 31 do Acordo Coletivo da categoria e que foi colocada em votação a ratificação como forma de dar apoio e publicidade ao tema.

Lembrando que, o trabalhador PODE requerer o NÃO DESCONTO, mediante apresentação do termo de recusa individual, dentro do prazo estipulado. Não será aceita a entrega de recusa por terceiros.

E por fim, a votação sobre a greve da categoria foi reprovada por ampla maioria dos trabalhadores no estado.

Realizadas as assembleias, aguardaremos a assinatura do Acordo Coletivo que deve acontecer entre os dias 22 e 25/09 ou em data posterior. O SINTECT-MA enviou ofício à empresa nesta quarta-feira (20/09) informando o resultado das assembleias.

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA