SINTECT-MA LANÇA CAMPANHA DE INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE
Publicada dia 10/02/2023 17:53
Tamanho Fonte:
Com a chegada do período carnavalesco e os baixos estoques de bolsas de sangue no Centro de Hemodiálise São Luís, o sindicato lança hoje uma campanha de incentivo à doação de sangue e da importância da ação para aqueles que necessitam.
O Hemomar em São Luís, contantemente realiza a campanha levando informação à população e falando da importância de manter os estoques abastecidos para poder atender tanto aos pacientes do Hemocentro quanto para suprir a demanda das demais unidades de saúde espalhadas pela capital e demais municípios do estado.
O Centro de Hemodiálise São Luís é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh e funciona no bairro Jordoa, além de outros sete hemonúcleos localizados no interior do estado.
Você trabalhador (a) que tiver dificuldade para ir fazer a sua doação de sangue, entre em contato com o sindicato para que seja avaliada a sua situação e encontrada uma alternativa.
Segundo o Hemomar, no Maranhão foram registrados em 2022, o comparecimento de quase 50 mil voluntários, que geraram mais de 40 mil bolsas aptas à transfusão. Em janeiro de 2023 foram registradas 4.318 doações aptas, o que representa um aumento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.
Lembrando que existem pré-requisitos para que você seja um doador de sangue, entre eles:
– Estar bem de saúde; – Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal e maiores de 60 anos precisam ter realizado a primeira doação antes dos 60);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Com informações do Hemomar