SINDICATO COBRA DA EMPRESA SOLUÇÕES PRÁTICAS PARA PROBLEMAS NAS UNIDADES

Publicada dia 01/09/2023 12:50

O SINTECT-MA enviou 2 ofícios (Ofícios Nº 189/2023 e 196/2023) à direção da empresa, referentes a cobrança da diretoria em relação às condições de trabalho nas unidades de Correios, por se tratar der uma situação insustentável em que os carteiros e atendentes estão sendo submetidos a carregamento e descarregamento de caminhão.

Informou à empresa ainda que chamará assembleia local em cada unidade centralizadora e subcentralizadora (excluindo as unidades de São Luís – MA), pois existe um contrato de mão de obra terceirizada para tratamento e ainda a presença de OTT’s para estes trabalhos de carregamento e descarregamento.

No dia 11 de setembro de 2023, o sindicato está nas subcentralizadoras do Maranhão logo cedo, avaliando em assembleia se os trabalhadores aceitam recusar as atividades de carregamento e descarregamento de caminhão que estão sendo executadas por carteiros e atendentes das unidades, conforme denúncia.

Entendemos que é uma atividade a ser feita por mão de obra especializada ou OTT (cargo que mesmo extinto, ainda há trabalhadores nessas atividades), não por Carteiros ou ainda Atendentes Comerciais.

Solicitamos à empresa pra que tenha contrato com mão de obra temporária para essa atividade, por exemplo em São Luís e em Imperatriz, pois, entendemos que essa atividade não está lançada nos SD’s dos distritos das unidades, e com isso enxergamos que os trabalhadores não têm obrigação de executar tais atividades sem os devidos pagamentos ou no mínimo sem a concordância expressa deles.

Os trabalhadores nestas localidades estarão à disposição para fazer as outras atividades que existam na unidade.

A empresa foi devidamente informada pelo sindicato para que resolva a situação, seja contratando funcionários especializados para essa atividade ou entrando em acordo para que os trabalhadores sejam remunerados com adicional de tratamento devido, já que entendemos ser uma atividade extra.

O Sindicato está à disposição até o dia 11/09 para se reunir com a empresa a fim de resolver a situação dos trabalhadores.