SINDICATO COBRA DA EMPRESA INFORMAÇÕES SOBRE DESCONTOS FEITOS DE FORMA INCORRETA NOS TICKETS ALIMENTAÇÃO E VALE CESTA DOS TRABALHADORES

Publicada dia 17/01/2023 09:26

O SINTECT-MA foi informado por alguns trabalhadores a respeito de descontos que foram realizados em seus tickets, ao que o sindicato enviou ofícios à empresa, solicitando informações referentes aos meses citados pelos trabalhadores.

Ressaltamos que estes são benefícios fornecidos de acordo com o histórico funcional de cada um e que todos os empregados relacionados tiveram alterações em seu turno de trabalho, passando de ADICIONAL DE FINAL e/ou “SEGUNDA A SÁBADO – 44H” para o turno de “SEGUNDA A SEXTA – 40H”.

Essas alterações de turno foram solicitadas pela área de empregados através de help desk para a área de cadastro, exclusivamente pela gestão da empresa.

Levando-se em conta que os vales-alimentação/refeição/cesta são fornecidos no dia 15 do mês e correspondem ao período de um mês até o dia 15 do mês seguinte, os empregados receberam antecipadamente os vales para os sábados que não foram efetivamente trabalhados ajuste dos benefícios com os descontos de vales nas pautas de outubro/22, novembro/22 e dezembro/22.

Aos poucos essas informações estão sendo repassadas aos empregados que têm entrado em contato com o sindicato.

Para os trabalhadores, o problema real não é se havia uma razão que levou aos descontos, mas o fato de que a empresa efetuou os descontos sem dar nenhuma explicação sobre o porquê deles e sem que os empregados tivessem o direito de se defender.

Ao contrário, em momento algum o trabalhador foi informado sobre valor a ser descontado, a forma de devolução ou até quando os valores seriam descontados.

Vale dizer que, quem gerou toda essa situação foi a empresa, pois ela é a responsável pelos lançamentos dos trabalhadores, uma vez que o trabalhador não tem nenhum controle sobre os valores que serão lançados no seu ticket.

Diante disso, o que todos esperam é ter essas informações à disposição, a fim de poder se organizar e ter garantido o seu direito a defesa em situações como essa, na esperança de que elas não mais se repitam.