SINDICATO ALERTA TRABALHADORES SOBRE GREVE DE ÔNIBUS E PUNIÇÃO POR FALTAR AO TRABALHO

Publicada dia 29/04/2023 14:24

Devido ao período de paralisação do transporte público em São Luís e demais municípios da região da Grande São Luís desde a última terça-feira (25/04), tem se tornado complicado o deslocamento dos trabalhadores até os seus locais de trabalho. o sindicato esclarece alguns pontos aos trabalhadores. Diante disso, orientamos aos trabalhadores que se preservem, a fim de evitar transtornos futuros.

É obrigação do trabalhador, comunicar a sua chefia caso não tenha como chegar ao trabalho, seja registrando isso por meio de chamada telefônica, mensagem no Whatsapp e principalmente por e-mail tanto da unidade quanto o corporativo da sua chefia em cada um dos dias da greve.

A empresa tem por obrigação fornecer os meios para que esse trabalhador chegue ao seu local de trabalho, caso ele mesmo não os tenha, desde que seja dentro do considerado razoável.

Lembrando que, o que for resolvido pela empresa dentro do razoável, deve ser repassado por escrito ao trabalhador, a fim de que ele execute.

Uma vez que o trabalhador fez a devida comunicação sobre a sua dificuldade em se deslocar para o trabalho e a empresa se cala ou pede que ele aguarde, ele deve aguardar até que venha uma resposta.

A empresa pode responder dizendo que ele deve permanecer em casa? Pode, sim. Porém, uma vez que o trabalhador não tenha como comprovar de que buscou contato com a empresa diversas vezes, por meios diferentes para tratar sobre a sua dificuldade em chegar ao trabalho, a empresa está no seu direito ao colocar falta neste trabalhador.

Da mesma forma, o trabalhador que sempre se deslocou para o trabalho em veículo próprio e no período da greve argumentou que não tinha como ir porque cedeu o seu veículo para terceiros ou outras situações, a empresa pode ou não colocar falta neste trabalhador.

É importante que lembremos que, tanto o trabalhador quanto a empresa, têm direitos e obrigações a serem cumpridas.