OUTUBRO ROSA | UNIDAS CONTRA O CÂNCER DE MAMA: FINDECT PROMOVE INFORMAÇÃO E PREVENÇÃO NO MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO

Publicada dia 06/10/2023 21:09

A Secretaria de Mulheres e a Secretaria de Saúde da FINDECT lançam uma abrangente campanha de conscientização durante todo o mês de outubro, trazendo informações cruciais sobre prevenção e cuidados contra o câncer de mama.

A Federação Interestadual do Sindicato dos Correios (FINDECT) reforça seu compromisso com a saúde e o bem-estar de suas valorosas colaboradoras, especialmente durante este Outubro Rosa. A conscientização sobre a prevenção do câncer de mama é uma pauta essencial, e a FINDECT está unindo esforços com a Secretaria de Mulheres e a Secretaria de Saúde para oferecer uma campanha de conscientização ampla e informativa ao longo de todo o mês de outubro.

Prevenção e Cuidados: Um Caminho para a Saúde Feminina

O câncer de mama é uma realidade que afeta milhares de mulheres em todo o mundo. A prevenção, através da adoção de hábitos saudáveis, é uma peça-chave na luta contra essa doença. Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são medidas iniciais fundamentais para reduzir os riscos de desenvolvimento do câncer de mama. Além disso, exames preventivos periódicos, como a mamografia, são cruciais para a detecção precoce e o tratamento bem-sucedido.

O Papel do Autoexame e da Consulta Médica Regular

O autoexame das mamas é uma prática simples, mas de grande importância. Realizado mensalmente, permite que as mulheres conheçam seu corpo e possam identificar qualquer alteração suspeita. No entanto, é essencial que este exame seja complementado por consultas médicas regulares, onde um profissional de saúde pode realizar exames clínicos e orientar sobre os passos a serem seguidos.

Apoio e Informação: Ferramentas Poderosas na Luta contra o Câncer de Mama

A FINDECT, juntamente com a Secretaria de Mulheres e a Secretaria de Saúde, busca não apenas fornecer informações sobre prevenção e cuidados, mas também oferecer apoio emocional. A troca de experiências e o suporte entre as colaboradoras são fundamentais para enfrentar os desafios que a batalha contra o câncer de mama pode apresentar. Espaços seguros e programas educacionais são disponibilizados para garantir que as colaboradoras estejam bem informadas e apoiadas.

Conscientização Contínua: Um Compromisso Duradouro

A campanha do Outubro Rosa é um ponto de partida. A FINDECT reafirma seu compromisso de manter esforços contínuos para a conscientização e educação sobre a saúde feminina, não apenas durante este mês, mas ao longo de todo o ano. A união e a conscientização são fundamentais para vencer esta batalha e garantir uma vida plena e saudável para todas.

Fontes: Organização Mundial da Saúde (OMS), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Sociedade Brasileira de Mastologia.

Publicado em FINDECT