O TELÉGRAFO E OS CORREIOS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Publicada dia 11/05/2023 18:50

A FINDECT celebra essa data importante, o Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. O telégrafo foi um importante meio de comunicação no país. Inicialmente instalado para atender às necessidades políticas do Palácio Imperial e do Quartel do Campo no Rio de Janeiro, o sistema telegráfico foi ampliado para incluir outros locais importantes, como o quartel-general e os arsenais de Guerra e da Marinha.

Com o tempo, o telégrafo foi adaptado e aprimorado por diferentes pesquisadores, alcançando maior difusão no final do século XIX graças à ação de Cândido Mariano da Silva Rondon, considerado patrono das comunicações no Brasil. O telégrafo também teve um papel importante durante a Guerra entre Brasil e Paraguai, sendo utilizado por ambos os lados para fins bélicos.

Hoje em dia, os Correios enfrentam desafios diferentes. Com o avanço da tecnologia e a popularização de meios de comunicação mais rápidos e eficientes, como o e-mail e as mensagens instantâneas, o telégrafo perdeu espaço. No entanto, os Correios continuam desempenhando um papel importante na integração do país, oferecendo serviços de entrega de objetos postais, medicamentos, livros escolares e oferecendo soluções aos clientes em todos os municípios do Brasil.

Para continuar desempenhando seu papel de integração nacional, os Sindicatos filiados à FINDECT defendem que os Correios precisam ser fortalecidos com investimentos em tecnologia, inovação e contratação de trabalhadores para oferecer mais serviços, aumentar sua eficiência e ser competitivos. Além disso, é importante que haja uma política que vise o futuro da empresa, garantindo não apenas sua sustentabilidade financeira, mas também a garantia dos empregos e dos direitos dos trabalhadores que agora lutam para reconquistar seus direitos roubados pelo governo anterior.

Futuro dos Correios

Hoje é o Dia da Integração do Telégrafo no Brasil. É uma data importante para lembrar a chegada desse meio de comunicação ao país e sua contribuição para a integração nacional.

É também uma oportunidade para refletir sobre a importância dos Correios na integração do país. A presença dos Correios em todos os municípios é fundamental para garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma eficiente e que a população brasileira tenha acesso aos serviços essenciais oferecidos pela empresa.

Fortalecer os Correios é fortalecer a integração nacional!

Fonte: FINDECT