INFORME DA FINDECT SOBRE A 10° REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO DO ACT

Publicada dia 07/09/2023 07:23

Confira os destaques da 10ª reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que conquistou avanços, mas ainda aguarda uma proposta econômica por parte dos Correios, bem como um maior debate acerca do custeio do plano de saúde e do concurso público. A categoria reforça sua exigência e mobilização em busca de justiça e valorização de seus direitos.

A FINDECT informa que a 10ª reunião de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) representou um passo importante nas discussões entre os representantes dos trabalhadores e a direção dos Correios. Após a recusa em todo o país da proposta rebaixada da empresa, realizou-se uma nova rodada de negociações neste 6 de setembro em reunião híbrida.

Avanços significativos em destaque

Nessa reunião, a pressão da categoria surtiu efeito e avanços de relevância foram alcançados, destacando o retorno da cláusula que versa sobre o trabalho em dias de repouso, com pagamento de 200% sobre a hora normal. Além disso, uma inovação importante é a reconquista de adiantamento de férias com desconto em até cinco parcelas mensais.

Outro ponto de destaque é a manutenção do pagamento de vale-alimentação/refeição por até 90 dias em caso de afastamento pelo INSS e até o retorno ao trabalho em caso de acidente de trabalho. Essa cláusula desempenha um papel crucial na proteção dos direitos da categoria, e que também agora está de volta.

A questão do Plano de Saúde

Quanto ao plano de saúde, as negociações revelaram reduções significativas na coparticipação do plano, reduzindo de 30% para 15%. A mensalidade do plano de saúde não será mais afetada por rubricas variáveis, como horas extras, proporcionando maior previsibilidade aos trabalhadores e suas famílias. A ECT apresentou uma proposta também de lançar um Plano Família para aposentados e parentes consanguíneos em até 4º grau e de reduzir o teto de coparticipação dos aposentados de 3 para 2 vezes.

É relevante ressaltar que essas conquistas são reflexo do trabalho e da luta da FINDECT e dos trabalhadores. Continuaremos buscando mais avanços no plano de saúde, procurando debater esse tema com ainda mais profundidade.

Exigência de uma Proposta Financeira

Apesar desses avanços, é importante notar que a empresa ainda não centrou o debate nas questões financeiras, gerando expectativas na categoria. Os trabalhadores reforçam a exigência de que os Correios apresentem uma proposta financeira concreta nas próximas reuniões de negociação. Essa é uma demonstração da firme determinação dos trabalhadores em busca de justiça e valorização de seus direitos.

A próxima reunião do ACT está marcada para sexta-feira, dia 8 de setembro, continuando o importante diálogo entre a categoria e a empresa, em busca de um acordo que atenda às legítimas reivindicações dos trabalhadores. A FINDECT permanece ao lado dos trabalhadores, empenhada em garantir que seus direitos sejam respeitados, valorizados e reconquistados.

Fonte: FINDECT