INFORME DA 7° REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO UNIFICADA | FINDECT COBRA URGÊNCIA NA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO, CRITICA O SD E PEDE O FIM DO DDA

Publicada dia 10/08/2023 09:39

Durante a sétima reunião híbrida de negociação, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) reforçou o compromisso com a busca incessante por melhores condições de trabalho. Representaram a FINDECT José Aparecido Gandara, Anézio Rodrigues, Telma Milhomem, Silvio Prudêncio, Douglas Melo, Elias Diviza, Silvana Azeredo, Débora Henrique, Deison Nascimento e Maxy Morais, que expressaram críticas contundentes e apresentaram propostas visando aprimorar o ambiente laboral.

A reunião concentrou-se em aprimorar substancialmente as condições de trabalho dos trabalhadores dos Correios. A FINDECT sublinhou a necessidade de alinhar as decisões entre as superintendências e a administração central, devido à falta de comunicação, que resulta em impactos prejudiciais à vida dos funcionários da base. José Aparecido Gandara, presidente da FINDECT, destacou: “É inadmissível que a falta de alinhamento entre as instâncias decisórias dos Correios prejudique a vida dos funcionários da base. As decisões devem ser tomadas de forma colaborativa e em prol do bem-estar dos trabalhadores.”

Além das críticas à falta de comunicação interna, a FINDECT também cobrou melhorias aos atendentes nas agências dos Correios, tanto nos sistemas de atendimento, na redução de jornada de trabalho para 6 h quanto nas condições prediais e estruturais. A reposição de efetivo foi um ponto crucial abordado, dado que milhares de vagas estão em déficit em todo o país. A FINDECT ressaltou que discussões e melhorias, seja em relação à DDA, SD ou qualquer outro assunto, devem prioritariamente passar pela abertura de um concurso público.

Durante a reunião, Silvio Prudêncio questionou a direção da empresa sobre os problemas do SD e a não implantação da entrega matutina, ao mesmo tempo que destacou o impacto prejudicial do DDA sobre trabalhadores e a população. Silvio Prudêncio ressaltou: “Nossos trabalhadores merecem um ambiente de trabalho saudável e eficiente. A falta de soluções para questões como o SD e o DDA impacta negativamente tanto os trabalhadores quanto a população e que só o concurso público poderá atenuar a carência de pessoal e promover melhorias”.

Silvana Azeredo trouxe uma visão crítica sobre a abordagem da empresa em relação à logística e melhorias nas condições de trabalho. Ela ressaltou a ineficiência dos Correios em sua logística em num dia só ter vários trabalhadores executando entregas na mesma residência, destacando a necessidade de uma abordagem eficaz para resolver essas questões e uma melhoria na logística, cobrando uma resposta dos técnicos da empresa sobre essa situação.

Débora Henrique, diretora da FINDECT, trouxe uma perspectiva adicional à discussão, criticando o DDA e o SD por minar as condições de trabalho. Ela também demandou da empresa a inclusão de uma cláusula no acordo coletivo que limite o percurso do carteiro nas ruas, visando garantir melhores condições de trabalho e preservar a saúde dos trabalhadores.

Clique AQUI e confira o Minuto a Minuto realizado pela Findect para manter a categoria informada ao longo do dia!

Amanhã a partir do inicio da reunião, acompanhe o Minuto a Minuto Findect no site e redes da Findect e não perca nada da Campanha Salarial 2023!

Fonte: FINDECT