INFORME DA 5° REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO UNIFICADA

Publicada dia 04/08/2023 11:47

FINDECT fortalece direitos das mulheres: Conquistas sociais na negociação com os Correios

A quinta negociação unificada realizada ontem (03/08) entre a FINDECT e a direção da empresa foi marcada por um firme posicionamento dos representantes FINDECT em relação aos direitos e proteção das mulheres ecetistas. Telma Milhomem, diretora das mulheres da FINDECT e presidente do SINTECT-TO, destacou a importância de medidas de combate à violência contra a mulher e da flexibilização das cláusulas para garantir condições adequadas às trabalhadoras em diferentes situações. Os temas centrais da negociação envolveram proteção à gestação e amamentação, cuidados com filhos prematuros ou com necessidades especiais, bem como a busca por equidade de gênero e o enfrentamento ao sexismo no ambiente de trabalho.

A reunião no formato híbrido contou com a presença e representação da FINDECT, através de Michele Souza (SINTECT-SP), Telma Pereira de Oliveira (SINTECT-RJ), Amanda Martins (SINTECT-MA) e da diretora das mulheres da FINDECT e presidente do SINTECT-TO, Telma Milhomem. Também estava presente o representante Franklin Laurindo (PE), e virtualmente os diretores Laerte Paes, Wilson Araújo e o presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara.

A FINDECT iniciou a reunião, através da diretora Telma Milhomem, cobrando ações de combate à violência contra a mulher e propondo a flexibilização das cláusulas para que atendessem às necessidades específicas das trabalhadoras. Na negociação foi constituído um grupo de trabalho dedicado a debater a equidade de gênero e o sexismo no ambiente de trabalho.

Ao final da negociação, a FINDECT conquistou o retorno de 6 cláusulas, inclusão de uma nova cláusula e manutenção de outra em relação à mulher ecetista. Entre elas estão:

Retorno da cláusula do adicional atividade, distribuição e coleta AADC, e pagamento do AADC 30%, a partir do 5º mês de gestação ou antes, para aquelas deslocadas para serviços internos.
Retorno da cláusula de enfrentamento à violência contra a mulher.
Retorno da cláusula da licença maternidade.
Prorrogação da licença maternidade com destaque para manutenção da remuneração integral durante o período de prorrogação.
Nova cláusula de afastamento especial em caso de bebê prematuro.
Retorno da cláusula período de amamentação.
Retorno da cláusula com adequações da promoção da equidade de gênero e enfrentamento ao sexismo.
Manutenção da cláusula da saúde da mulher.

“A participação da FINDECT nas negociações com os Correios foi fundamental para as conquistas em favor das mulheres ecetistas e de toda a categoria. Nós, representantes sindicais, atuamos com dedicação e comprometimento para assegurar cláusulas sociais que promovem a proteção e o respeito às trabalhadoras. A busca pela equidade de gênero, enfrentando o sexismo e garantindo melhores condições de trabalho para as mulheres, tem sido nossa prioridade. Seguiremos empenhados em defender os direitos de todas as trabalhadoras dos Correios, buscando um ambiente mais justo e seguro para todos. A união da categoria é nossa maior força para avançarmos nessa luta”, ressalta a diretora das mulheres da FINDECT e presidente do SINTECT-TO, Telma Milhomem.

A avaliação da negociação realizada ontem e durante toda a semana foi positiva, e a FINDECT agora se prepara para a próxima etapa, que acontecerá de 8 a 10 de agosto. A negociação será extremamente importante para debater questões sindicais, condições de trabalho e saúde dos trabalhadores, priorizando temas essenciais para a categoria. A luta da FINDECT e dos sindicatos em prol dessas questões fundamentais permanece firme e determinada. A voz das trabalhadoras está sendo ouvida, e a busca por condições dignas e justas para todas é o objetivo que move essa importante negociação. Juntos, rumo a uma categoria fortalecida e bem representada!

Fonte: FINDECT