FORTALECENDO A LUTA: FINDECT E CORREIOS AVANÇAM NAS NEGOCIAÇÕES UNIFICADAS DO ACORDO COLETIVO

Publicada dia 08/08/2023 22:07

Em mais uma reunião híbrida, intensa e focada em questões sindicais e disposições gerais marca a sexta rodada de negociação. Destaques incluem a cobrança pelo concurso público urgente e a defesa das cláusulas de responsabilização das multas e acidentes de trânsito, acesso às dependências e reuniões setoriais.

Na incansável trilha pela garantia de direitos e justiça para os trabalhadores dos Correios, a FINDECT demonstra sua força e engajamento através dos representantes sindicais Elias Diviza, José Aparecido Gandara, Douglas Melo, Anézio Rodrigues, Silvio Prudêncio, Wilson Araújo, Débora Henrique, Silvana Azeredo, Teima Milhomem, Deison Nascimento e Maxy Hellen. Em uma reunião de negociação unificada com os Correios e a FENTECT, realizada de forma híbrida, o compromisso em construir um Acordo Coletivo sólido e benéfico para a categoria se fez presente em cada ponto discutido.

O encontro, que se estendeu ao longo do dia, foi dividido em duas partes cruciais. A primeira, voltada para questões sindicais, ressaltou a importância da unidade e da mobilização dos trabalhadores em prol de objetivos comuns. A segunda parte, que focou em disposições gerais, desvelou um cenário de desafios e conquistas, onde cada cláusula se tornou um campo de batalha pelo fortalecimento dos direitos.

Entre os temas discutidos, destaca-se a urgência na realização de um concurso público. A FINDECT apresentou uma demanda enfática para a reposição das vagas remanescentes há mais de uma década, entretanto, a falta de uma resposta clara por parte da direção dos Correios revela uma lacuna preocupante. A busca por uma equipe robusta e preparada para os desafios atuais é inegavelmente crucial para assegurar a qualidade dos serviços prestados.

Entre as controvérsias que surgiram durante a reunião, destacou-se a questão dos cursos obrigatórios pela empresa. As representações sindicais reforçaram a exigência de que tais cursos sejam realizados dentro do horário de trabalho, em condições adequadas e equipados com recursos de qualidade, como computadores novos fornecidos pela empresa. Além disso, a necessidade de fornecimento integral dos equipamentos aos trabalhadores para a participação nos cursos foi enfatizada. A preocupação também se estendeu à realização dos cursos fora do horário de trabalho, levando em consideração as recentes irregularidades nos pagamentos das horas extras, destacando a importância de garantir que os trabalhadores não sejam prejudicados ao buscar aprimoramento profissional.

A pauta das multas de trânsito também ganhou destaque, evidenciando divergências quanto à responsabilidade e à aplicação justa das penalidades. A FINDECT reafirmou a necessidade de um debate abrangente sobre o tema. A manutenção de cláusulas já conquistadas, como a de acidentes de trânsito, acesso às dependências e reuniões setoriais, foi ressaltada como essencial para a conscientização dos trabalhadores sobre seus direitos e a contínua luta por um acordo coletivo que corresponda aos anseios da categoria.

A cláusula referente ao Direito à Ampla Defesa para os trabalhadores dos Correios foi abordada com ênfase durante a reunião de negociação. As representações sindicais reforçaram a necessidade de assegurar que nenhum trabalhador seja privado de se expressar e se defender, garantindo um ambiente de respeito e justiça em todos os âmbitos laborais. A defesa dessa cláusula ressalta o compromisso da FINDECT em proteger os direitos individuais de cada trabalhador, promovendo a equidade e a transparência em todas as instâncias. A sétima reunião unificada, agendada para amanhã, dará continuidade às discussões, concentrando-se nas condições de trabalho. A FINDECT reafirma seu compromisso inabalável com a valorização dos trabalhadores dos Correios, sustentando sua determinação em buscar melhores condições, respeito e justiça, rumo a um acordo coletivo que verdadeiramente represente as aspirações da categoria.

Clique AQUI e confira o Minuto a Minuto realizado pela Findect para manter a categoria informada!

Amanhã a partir do início da reunião, acompanhe o Minuto a Minuto Findect no site e redes da Findect e não perca nada da Campanha Salarial 2023!

Informe oficial completo da Findect sobre a mesa do dia será divulgado todos os dias de negociações coletivas às 21h em nosso site e redes.

Fonte: FINDECT