FINDECT REÚNE DIRETORIA PARA DEBATER AÇÕES E MOBILIZAÇÃO PARA A GREVE NA BLACK FRIDAY

Publicada dia 08/11/2023 13:56

A diretoria se reunirá hoje (8/11), para debater e deliberar sobre questões essenciais, incluindo a greve durante a campanha da Black Friday, devido à inércia da direção da ECT nas correções apontadas antes da assinatura do ACT.

A Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) realizará uma reunião extraordinária de extrema relevância nesta quarta-feira, 8 de novembro. Observamos com crescente preocupação a inércia da direção da ECT em corrigir as 26 inconsistências apontadas pela FINDECT no Acordo Coletivo de Trabalho, que até o momento permanecem sem solução.Além disso, a categoria enfrenta um problema grave com os descontos sobre o Ticket Peru em pecúnia. Os valores foram devolvidos nesta quarta-feira, mas geraram muita polêmica por conta do percentual. Vale lembrar que a empresa descumpriu o prazo originalmente estipulado para a terça-feira, 7 de novembro, conforme divulgado aos trabalhadores.

Essa lambança na folha de pagamento impactou drasticamente nos salários dos trabalhadores, tornando ainda mais árdua a tarefa de cumprir com seus compromissos e garantir o sustento de suas famílias. Entretanto, essa situação poderia ter sido evitada, já que a FINDECT alertou previamente sobre essa questão e foi um dos motivos pelo qual levaram a não assinatura do acordo coletivo.

Não podemos esquecer também que, até o momento, não há qualquer perspectiva de concurso público, essencial para melhorar as condições de trabalho e preencher as milhares de vagas deficitárias desde o último concurso realizado em 2011.

É fundamental destacar que essas inconsistências não surgiram repentinamente. Elas foram previamente identificadas e alertadas antes da assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho. No entanto, foram negligenciadas por alguns atores que aprovaram o acordo em assembleias apressadas e o assinaram, mesmo repleto de problemas na redação. Diante desse cenário, a FINDECT tomou a decisão de não assinar o Acordo Coletivo, o que nos levou a iniciar um processo de mobilização e preparação para a greve, marcada para a Black Friday.

A reunião deliberará sobre os seguintes pontos de pauta:

1. Análise das 26 inconsistências no Acordo Coletivo de Trabalho;

2. Avaliação dos descontos indevidos sobre o Ticket Peru em pecúnia;

3. Convocação de Assembleias nas Bases da FINDECT para o dia 22 de novembro;

4. Deliberação sobre a greve a partir das 22h do dia 22 de novembro, durante a Campanha da Black Friday.

Após a reunião, a FINDECT comunicará toda a categoria sobre as deliberações do encontro. A mobilização dos Sindicatos têm sido ampliada em todas as unidades, pois a luta será necessária para conquistar segurança em um acordo coletivo e o cumprimento dos direitos dos trabalhadores, bem como por melhores condições de trabalho.

Juntos, somos mais fortes!

Fonte: FINDECT