FINDECT E CONSELHEIROS BUSCAM APOIO DE LULA CONTRA PREJUÍZOS CAUSADOS PELO BNY MELLON

Publicada dia 12/12/2023 18:21

A FINDECT, conselheiros eleitos e demais representações sindicais enviaram carta ao Presidente Lula buscando apoio na luta por justiça e reparação contra o BNY Mellon, responsável por prejuízos e impactos na aposentadoria dos trabalhadores dos Correios.

Os sindicatos representativos dos Participantes do Postalis ADCAP, FINDECT, FAACO e FENTECT uniram-se em uma iniciativa crucial. Na Carta 003/2023, endereçada ao Presidente da República, e copiada para diversas autoridades, busca-se o respaldo na luta contra o BNY Mellon para ressarcimento dos prejuízos causados aos Participantes, ao Postalis e à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A carta, também enviada aos presidentes dos Correios e do Postalis, destaca a urgência de ações coordenadas entre governo e órgãos controladores para buscar compensações pelos danos, não apenas aos Participantes do Postalis, mas também ao Instituto e à Patrocinadora – Correios.

Dentre as medidas solicitadas, destaca-se o apoio dos Correios perante órgãos do governo contra o BNY Mellon, buscando uma resolução definitiva para os danos consideráveis causados aos participantes do Postalis. Adicionalmente, há a solicitação para que os Correios definam o ajuizamento de ação nos EUA, em conjunto com o Postalis, contra o Banco BNY Mellon.

Do Postalis, as representações buscam medidas assertivas perante órgãos judiciais e apuradores de crimes relacionados aos investimentos passados do instituto. Incluem-se solicitações para despachos com magistrados e autoridades envolvidas nos casos, visando agilizar os processos.

Os prejuízos bilionários causados pelo BNY Mellon geraram consequências desastrosas, incluindo um déficit superior a R$ 8 bilhões no Plano de Benefício Saldado do Postalis. Empregados, aposentados e pensionistas arcam mensalmente com uma contribuição extra de 19,93%, recalculada para prazo vitalício, impactando negativamente as finanças dos participantes.

Com mais de 10.000 participantes do Postalis solicitando desligamento do Plano de Benefício Definido devido à incapacidade de pagar a contribuição extra, os Correios desembolsam cerca de R$ 300 milhões por ano para custear a contribuição extraordinária decorrente do déficit, prejudicando resultados financeiros, investimentos e a sustentabilidade da organização.

A carta completa encontra-se em anexo. Em caso de dúvidas sobre este assunto ou outros do Postalis, os Conselheiros Eleitos do Postalis, Edgard Cordeiro (16) 994580216 e Anézio Rodrigues (14) 981418699, estão à disposição. A luta por justiça e reparação continua firme, pois, nas palavras dos representantes sindicais, “não vamos dar tréguas”.

CARTA 003 – 2023 – Presidente Republica – Caso BNY

Fonte: FINDECT