DIEESE: OS REAJUSTES SALARIAIS DE MAIO DE 2023


Publicada dia 06/07/2023 16:58

Tamanho Fonte:

Cerca de 88% das 759 negociações da data-base maio, analisadas pelo DIEESE até 6 de junho, garantiram reajustes acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE).

Resultados iguais ao INPC foram observados em 11% das negociações e apenas 0,5% – quatro instrumentos coletivos – ficaram abaixo do índice de preços.

Desde 2018, quando o DIEESE passou a acompanhar os acordos e convenções coletivas do Mediador, apenas em cinco ocasiões o percentual de reajustes acima da inflação ultrapassou a marca de 80%: quatro vezes em 2018 (fevereiro, março, maio e junho) e uma vez em 2019 (outubro).

É importante que os trabalhadores leiam na matéria as avaliações sobre os acordos coletivos já assinados esse ano no novo governo para terem ideia do que vai acontecer conosco.

A principal tela que nos importa é a da avaliação do Dieese, que mostra a margem de quase 2% acima da inflação. Não sabemos o quanto 2% no Correios garante de pagamento linear, mas seria um bom caminho.

Fonte: Ministério do Trabalho e Emprego, Mediador Elaboração: DIEESE Obs.: Situação em 06/06/2023

Fonte: Dieese

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas