DIA INTERNACIONAL DE AÇÃO PELA IGUALDADE DA MULHER: CELEBRANDO CONQUISTAS E LUTANDO POR UM FUTURO MAIS JUSTO


Publicada dia 06/09/2023 22:39

Tamanho Fonte:

Por Telma Milhomem, Diretora da Secretaria de Mulheres da FINDECT

Hoje, nesta quarta-feira, 6 de setembro, comemoramos o Dia Internacional de Ação Pela Igualdade da Mulher, uma data que nos recorda do longo caminho percorrido na busca por equidade de gênero. Remontando a 26 de agosto de 1920, quando a 19ª Emenda da Constituição Americana concedeu o direito ao voto às mulheres nos Estados Unidos, esta data marca um marco importante na história dos direitos das mulheres.

No entanto, mesmo com todas as conquistas ao longo dos anos, ainda enfrentamos desafios significativos. Vivemos em uma sociedade onde o machismo estrutural prevalece, mas também testemunhamos os esforços incansáveis dos movimentos de mulheres em todo o mundo que continuam a lutar pela igualdade de gênero.

Como Phumzile Mlambo-Ngcuka, ex-vice presidenta da África do Sul e ex-diretora-executiva da ONU Mulheres, afirmou sabiamente, “a igualdade de gênero não se resume apenas a ter um quarto dos assentos nas mesas de poder; é a representação das mulheres na sociedade como um todo.”

Além disso, é crucial reconhecer que a implantação de políticas públicas no Brasil, liderada pela Diretora Telma Milhomem da FINDECT, desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade feminina. Tais políticas são instrumentos poderosos para combater a desigualdade e garantir que as mulheres tenham igualdade de oportunidades em todas as esferas da sociedade.

Enquanto celebramos as vitórias alcançadas até agora, reconhecemos que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir mudanças profundas e duradouras para as gerações futuras. Continuaremos nossa luta diária contra o machismo, o racismo e a homofobia, buscando construir um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas.

Fonte: FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas