27/07 – DIA NACIONAL DOS CIPEIROS: GARANTINDO AMBIENTES DE TRABALHO SEGUROS E COMBATE AO ASSÉDIO

Publicada dia 27/07/2023 17:12

Os sindicatos filiados à FINDECT parabenizam os Cipeiros e destaca sua atuação na prevenção de acidentes de trabalho, bem como medidas de combate ao assédio para promover ambientes laborais saudáveis e seguros.

Neste dia 27 de julho, a FINDECT parabeniza todos os Cipeiros e Cipeiras pelo Dia Nacional. Esses profissionais desempenham um papel essencial na prevenção de acidentes de trabalho, garantindo ambientes laborais seguros e saudáveis para todos os trabalhadores. Desde sua instituição em 1972 pelo então ministro do Trabalho, Júlio Barata, essa data representa um marco significativo para a Medicina do Trabalho no Brasil, impulsionando a obrigatoriedade de serviços médicos e de higiene e segurança nas empresas com mais de 100 funcionários.

Dados referentes ao ano de 2022 mostram que os acidentes de trabalho continuam sendo uma preocupação, impactando a saúde e o bem-estar dos trabalhadores em diversos setores. Essas ocorrências podem acarretar em afastamentos, sequelas e até mesmo óbitos, ressaltando a importância do trabalho dos Cipeiros na prevenção e combate a esses incidentes. Com base nesses dados, a FINDECT e Sindicatos reforçam seu compromisso em apoiar medidas que visem à segurança dos profissionais, buscando implementar políticas preventivas e promovendo uma cultura de segurança no ambiente de trabalho.

Diante do cenário de acidentes de trabalho, a inclusão de medidas de combate ao assédio moral e sexual pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma ação fundamental para garantir a saúde mental e emocional dos trabalhadores. O assédio no ambiente laboral pode gerar consequências graves, afetando a produtividade, o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores. Com a atuação dos Cipeiros e a implementação dessas novas diretrizes, busca-se fortalecer a conscientização sobre a importância de coibir qualquer forma de assédio, promovendo ações efetivas que criem um ambiente laboral livre de violência e discriminação.

A FINDECT enaltece a dedicação e esforços desses profissionais, reforçando seu apoio à promoção de ambientes de trabalho seguros, saudáveis e acolhedores para todos os trabalhadores. A prevenção de acidentes e o combate ao assédio são pilares fundamentais para a construção de um mercado de trabalho mais justo, responsável e respeitoso com a vida e a integridade dos profissionais.

A atuação dos Cipeiros é essencial para a garantia de um ambiente de trabalho seguro, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores em suas atividades laborais.

Fonte: FINDECT