20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Publicada dia 18/11/2023 17:32

20 de novembro foi instituído como o Dia Nacional da Consciência Negra. Desde então, muito se avançou, mas ainda há muito a ser feito.
Essa data simboliza a luta e resistência por liberdade e igualdade racial e reforça a necessidade de reflexão diante das desigualdades raciais vivenciadas na sociedade, no mercado de trabalho, nas questões de remuneração, de falta de acesso a saúde, educação, políticas públicas entre outros.

Não podemos esquecer de que o Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão, mas nunca é tarde para se adotar cada vez mais medidas para penalizar todo o tipo de crime racial, a exemplo da Lei 7.716, que trata dos crimes resultantes de preconceito racial.

A legislação determina que seja punido com reclusão aquele que cometer atos de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Com a sanção da lei, foi regulamentado o trecho da Constituição Federal, tornando então inafiançável e imprescritível o crime de racismo, ao afirmar que todos são iguais sem discriminação de qualquer natureza.

É PRECISO LUTAR CONTRA TODA FORMA DE VIOLÊNCIA

A luta contra a discriminação, pelo fim do racismo, do genocídio do povo negro e contra todas as formas de violência e violação dos direitos humanos precisa ser de toda a sociedade.

Precisamos lembrar que, para além dessa luta existem as lutas contra o feminicídio, o machismo, a homofobia e tantas outras violências que precisamos falar sobre e engajar enquanto sociedade, pois afetam a vida de todas as pessoas das mais diversas formas em seu direito de viver.

20 de novembro é dia de reflexão, todos os dias são dias de lutar.

Pelo fim do racismo!
Por políticas públicas para o povo negro!
Pelo fim das mortes de homens, mulheres, jovens e crianças negras vítimas da discriminação racial e violência!