PROTAGONISMO NO SINDICALISMO GLOBAL: GANDARA É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA UNI AMÉRICAS EM MANDATO COMPARTILHADO


Publicada dia 16/09/2022 21:01

Tamanho Fonte:

•A 6° Conferência também elegeu a FINDECT e a FENTECT para assumirem a vice-presidência do órgão em mandato compartilhado de 2 anos; José Rivaldo assume primeiro ciclo e José Aparecido Gandara, Presidente da FINDECT, representará o Brasil no segundo ciclo;

•O encontro teve como foco o debate sobre o fortalecimento do serviço postal, da democracia e dos governos progressistas no continente latino-americano. O conferência teve a participação de importantes lideranças sindicais e políticas, de modo presencial e remoto;

A FINDECT participou da 6ª Conferência Regional híbrida da UNI Américas Postal e Logística, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 13 de setembro. Com o tema “Connecting the people to defend the future of postal” (Conectando pessoas para defender o futuro do serviço postal), os representantes de vários países discutiram pontos sensíveis e importantes sobre o futuro do serviço postal.

Durante a abertura da Conferência, Jim Sauber, presidente Regional da UNI Américas Postal e Logística, destacou a importância do evento presencial para troca de experiências já se distanciando da pandemia que ainda não acabou. O presidente, que dirige os trabalhos desta manhã, destacou ainda a importância dos serviços postal e de logística públicos, modernos e de qualidade para toda a população. “Mesmo diante de todos os desafios da pandemia, os serviços de postais e de logística se mostraram essenciais durante esse período. Onde esses serviços foram privados os desafios foram ainda maiores,” destacou o Presidente.

Com a presença do presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, do sindicato anfitrião do encontro, e do secretário internacional da FINDECT, Ronaldo Leite, e de vários Diretores dos Sindicatos que participaram presencialmente e remotamente, o Brasil foi eleito para assumir o cargo de vice-presidente da UNI Postal & Logística em mandato compartilhado de dois anos. A cerimônia foi cercada por importantes lideranças políticas e sindicais.

A comunidade postal internacional reconhece o trabalho dos representantes sindicais do Correio brasileiro, elegendo o Brasil para o organismo, onde desempenhará a função de Vice-presidente.

José Aparecido Gandara, presidente da FINDECT e do SINDECTEB, compartilhará o mandato com José Rivaldo, e avalia que “É mais um desafio assumido num momento crucial para os trabalhadores dos Correios e para o Brasil, mas só quem enfrenta desafios pode ter esperança de alcançar vitórias. E nesse mandato compartilhado, iremos trabalhar e lutar em defesa dos Correios estatais”, e concluiu agradecendo a confiança de todos trabalhadores e dirigentes sindicais.

Agora, o Brasil será mais um membro do sindicalismo global na luta por melhores condições de trabalho, direitos e dos Correios públicos. “A FINDECT, através do presidente Gandara assume esse grande desafio com muito orgulho, mas sabendo da grande responsabilidade. Passamos por um momento delicado do sindicalismo global e categoria num todo, com muitos ataques aos direitos e empregos dos trabalhadores e das trabalhadoras, além de termos no Brasil, o maior país da América Latina, um presidente que é abertamente contra os direitos trabalhistas, por isso é de suma importância nessas eleições dos trabalhadores avaliarem seu voto e eleger quem está alinhado com a defesa da pauta da categoria ecetista”, disse Elias Diviza, presidente do SINTECT-SP e vice-presidente da FINDECT que palestrou remotamente na conferência.

Assim foi encerrada a 6° Conferência que teve como tema “Conectando pessoas para defender o futuro do serviço postal”, o evento teve suas atividades voltadas para analisar o papel do movimento sindical frente às mudanças no setor postal e construir uma agenda de atuação no novo cenário político que se forma na região, como também debater o papel social dos Correios e organizar estratégias conjuntas de luta contra as privatizações no continente e de fortalecimento dos Sindicatos.

Fortalecer a luta com a sindicalização!

Já no dia 14/09, na sede do SINTECT-RJ, a UNI realizou uma palestra promovendo a sindicalização dos trabalhadores dos Correios no Brasil. A alarmante precarização do trabalho atinge os trabalhadores do setor logístico, a UNI Américas e suas filiais do setor postal no Brasil estão empenhadas na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores terceirizados nas multinacionais do setor logístico.

Para isso, durante a 6ª Conferência Regional de Postal & Logística das Américas, foi aprovado um plano estratégico para defender o direito desses trabalhadores à sindicalização e à negociação coletiva.

UNI Américas

Com sede em Montevidéu, a UNI Américas, à qual a FINDECT é filiada, é o braço regional da UNI Global Union, que representa 20 milhões de trabalhadores em 150 países, nos setores de finanças, meios e entretenimento, esportes, cuidados, limpeza, segurança, comércio, cassinos, serviços postais, gráfica e embalagem e telecomunicações.

A UNI Postal & Logística é a União Global para o setor postal e de logística. Representa mais de 150 sindicatos e 2,5 milhões de trabalhadores em todo o mundo na área postal e logística e está sediada em Nyon, Suíça.

Fonte: FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas