PROTAGONISMO NO SINDICALISMO GLOBAL: GANDARA É ELEITO VICE-PRESIDENTE DA UNI AMÉRICAS EM MANDATO COMPARTILHADO


Publicada dia 16/09/2022 21:01

Tamanho Fonte:

•A 6° Conferência também elegeu a FINDECT e a FENTECT para assumirem a vice-presidência do órgão em mandato compartilhado de 2 anos; José Rivaldo assume primeiro ciclo e José Aparecido Gandara, Presidente da FINDECT, representará o Brasil no segundo ciclo;

•O encontro teve como foco o debate sobre o fortalecimento do serviço postal, da democracia e dos governos progressistas no continente latino-americano. O conferência teve a participação de importantes lideranças sindicais e políticas, de modo presencial e remoto;

A FINDECT participou da 6ª Conferência Regional híbrida da UNI Américas Postal e Logística, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 13 de setembro. Com o tema “Connecting the people to defend the future of postal” (Conectando pessoas para defender o futuro do serviço postal), os representantes de vários países discutiram pontos sensíveis e importantes sobre o futuro do serviço postal.

Durante a abertura da Conferência, Jim Sauber, presidente Regional da UNI Américas Postal e Logística, destacou a importância do evento presencial para troca de experiências já se distanciando da pandemia que ainda não acabou. O presidente, que dirige os trabalhos desta manhã, destacou ainda a importância dos serviços postal e de logística públicos, modernos e de qualidade para toda a população. “Mesmo diante de todos os desafios da pandemia, os serviços de postais e de logística se mostraram essenciais durante esse período. Onde esses serviços foram privados os desafios foram ainda maiores,” destacou o Presidente.

Com a presença do presidente do SINTECT-RJ, Marcos Sant’aguida, do sindicato anfitrião do encontro, e do secretário internacional da FINDECT, Ronaldo Leite, e de vários Diretores dos Sindicatos que participaram presencialmente e remotamente, o Brasil foi eleito para assumir o cargo de vice-presidente da UNI Postal & Logística em mandato compartilhado de dois anos. A cerimônia foi cercada por importantes lideranças políticas e sindicais.

A comunidade postal internacional reconhece o trabalho dos representantes sindicais do Correio brasileiro, elegendo o Brasil para o organismo, onde desempenhará a função de Vice-presidente.

José Aparecido Gandara, presidente da FINDECT e do SINDECTEB, compartilhará o mandato com José Rivaldo, e avalia que “É mais um desafio assumido num momento crucial para os trabalhadores dos Correios e para o Brasil, mas só quem enfrenta desafios pode ter esperança de alcançar vitórias. E nesse mandato compartilhado, iremos trabalhar e lutar em defesa dos Correios estatais”, e concluiu agradecendo a confiança de todos trabalhadores e dirigentes sindicais.

Agora, o Brasil será mais um membro do sindicalismo global na luta por melhores condições de trabalho, direitos e dos Correios públicos. “A FINDECT, através do presidente Gandara assume esse grande desafio com muito orgulho, mas sabendo da grande responsabilidade. Passamos por um momento delicado do sindicalismo global e categoria num todo, com muitos ataques aos direitos e empregos dos trabalhadores e das trabalhadoras, além de termos no Brasil, o maior país da América Latina, um presidente que é abertamente contra os direitos trabalhistas, por isso é de suma importância nessas eleições dos trabalhadores avaliarem seu voto e eleger quem está alinhado com a defesa da pauta da categoria ecetista”, disse Elias Diviza, presidente do SINTECT-SP e vice-presidente da FINDECT que palestrou remotamente na conferência.

Assim foi encerrada a 6° Conferência que teve como tema “Conectando pessoas para defender o futuro do serviço postal”, o evento teve suas atividades voltadas para analisar o papel do movimento sindical frente às mudanças no setor postal e construir uma agenda de atuação no novo cenário político que se forma na região, como também debater o papel social dos Correios e organizar estratégias conjuntas de luta contra as privatizações no continente e de fortalecimento dos Sindicatos.

Fortalecer a luta com a sindicalização!

Já no dia 14/09, na sede do SINTECT-RJ, a UNI realizou uma palestra promovendo a sindicalização dos trabalhadores dos Correios no Brasil. A alarmante precarização do trabalho atinge os trabalhadores do setor logístico, a UNI Américas e suas filiais do setor postal no Brasil estão empenhadas na luta pela defesa dos direitos dos trabalhadores terceirizados nas multinacionais do setor logístico.

Para isso, durante a 6ª Conferência Regional de Postal & Logística das Américas, foi aprovado um plano estratégico para defender o direito desses trabalhadores à sindicalização e à negociação coletiva.

UNI Américas

Com sede em Montevidéu, a UNI Américas, à qual a FINDECT é filiada, é o braço regional da UNI Global Union, que representa 20 milhões de trabalhadores em 150 países, nos setores de finanças, meios e entretenimento, esportes, cuidados, limpeza, segurança, comércio, cassinos, serviços postais, gráfica e embalagem e telecomunicações.

A UNI Postal & Logística é a União Global para o setor postal e de logística. Representa mais de 150 sindicatos e 2,5 milhões de trabalhadores em todo o mundo na área postal e logística e está sediada em Nyon, Suíça.

Fonte: FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

ECT DIVULGA DATA DE PAGAMENTO DE PLR

ECT DIVULGA DATA DE PAGAMENTO DE PLR

Após reunião extraordinária do Conselho de Administração dos Correios no dia 20/09, foi aprovado o pagamento da PLR 2021; os valores serão creditados no próximo dia 30 de setembro ...