PLENÁRIA DEBATE IMPORTANTES TEMAS COM TRABALHADORES DO MARANHÃO

Publicada dia 31/03/2022 08:34

A plenária de forma mista (presencial e online) aconteceu nesta quarta-feira (30/03) a partir das 18h30, conduzida pelo Secretário geral do SINTECT-MA, Wilson Araújo. Os assuntos na pauta do dia foram SD, transferências, Assaltos e PLR.

Os trabalhadores que participaram puderam discutir livremente sobre os temas pautados, dar opiniões e tirar dúvidas.

Com base na realidade enfrentada pelos trabalhadores em relação ao SD, por exemplo, chegou-se à conclusão de que a situação está como todos a conhecem em grande parte por desconhecimento da realidade por parte da empresa, devido à maquiagem que vem sendo feita por gestores há anos a fio.

Em relação à PLR, diante dos já noticiados lucros da empresa, existe por lei a obrigatoriedade do pagamento aos trabalhadores, porém as normas são definidas pelo governo, empresa e trabalhadores por meio do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). Essa é uma discussão bastante delicada. Uma coisa é fato: A PLR assim como sempre aconteceu em governos anteriores, (longe do que os trabalhadores desejam) provavelmente não será distribuída de forma igual entre presidentes, assessores e a base.

Os assaltos são outro problema que têm sido bastante frequentes e que têm causado transtornos aos trabalhadores, inclusive porque coloca a vida destes em perigo real durante o desempenho de suas atividades.

O SINTECT-MA tem buscado meios de discutir transferências de forma que todas elas sejam feitas em comum acordo entre trabalhador e empresa, sem exceções.

Informamos aos trabalhadores que todos estes assuntos já foram levados até a empresa e serão levados novamente na reunião marcada para o dia 14/04 com o superintendente, devido à falta de atitudes da empresa em resolver essas demandas. Diante disso, a previsão é de que haja nova Plenária ou Assembleia geral dia 19/04.

Acompanhe os canais oficiais do SINTECT-MA e fique por dentro do que está sendo feito.