NOTA DE REPÚDIO


Publicada dia 07/03/2022 08:45

Tamanho Fonte:

O SINTECT-MA vem a público repudiar total e completamente as atitudes e falas do deputado estadual paulista Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, após o vazamento de áudios enviados por ele a colegas do Movimento Brasil Livre (MBL) com uma série de comentários machistas e sexistas sobre as refugiadas ucranianas.

Vale ressaltar que o deputado foi à Ucrânia supostamente para auxiliar a resistência local contra a invasão russa, o que de forma alguma se refletiu em suas atitudes.

Nos áudios divulgados ele derrama uma sequência de absurdos, se referindo às mulheres ucranianas, como que as refugiadas que encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia “são fáceis, porque são pobres”.

Já em outro trecho ele fala: “Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”.

“Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui”, diz o deputado estadual em outro áudio.

Não bastasse tudo o que já havia sido dito pelo deputado, ele conseguiu descer ainda mais baixo. Em outro trecho das mensagens, ele diz ter encontrado garota que, “se ela cagar, você limpa o c* dela com a língua”.

Infelizmente não pararam por aí os absurdos ditos pelo deputado. Diante disso, não podemos nos calar e consentir atitudes e falas como essa, mas repudiar, pois, só servem para diminuir, menosprezar, agredir e desrespeitar às mulheres.

Vale dizer que até esse episódio ele era pré-candidato ao Governo de São Paulo, com o apoio do ex-juiz Sergio Moro, que em nota oficial declarou retirada de tal apoio e disse “lamentar profundamente e repudiar veementemente as graves declarações do deputado”. “Jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime”, afirmou o ex-juiz.

Que as devidas medidas sejam tomadas, a fim de que outras situações como essa não fiquem impunes e passíveis de acontecer livremente.

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas