EMPREGADOS APROVADOS EM PRIMEIRA ETAPA DE RECRUTAMENTO INTERNO FORAM COBRADOS PELA REALIZAÇÃO DE ASO

Publicada dia 18/04/2022 18:00

Chegou ao conhecimento do sindicato que, alguns trabalhadores que fizeram RI para permanecer na função de motorizado e passaram na primeira etapa, foram cobrados e chegaram a pagar pelo exame de ASO.

Reforçamos que, independente do edital, que diga-se de passagem está irregular nesse item, a NR7 atualizada fala sobre essas questões de mudança de cargo e de função relacionada a risco como custo do empregador, pois está como itens do PCMSO.

7.4 Responsabilidades

7.4.1Compete ao empregador

a) garantir a elaboração e efetiva implantação do PCMSO;

b) custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO;

c) indicar médico do trabalho responsável pelo PCMSO.

7.5.6 O PCMSO deve incluir a realização obrigatória dia exames médicos:

a) admissional;

b) periódico;

c) de retorno ao trabalho;

d) de mudança de riscos ocupacionais;

e)  demissional.

7.5.7 Os exames médicos de que trata o subitem 7.5.6 compreendem exame clínico e exames complementares, realizados de acordo com as especificações desta e de outras NR.

Diante disso, orientamos que, qualquer trabalhador que pagou pelo ASO nos últimos 5 anos entre em contato com o sindicato para ser instruído de como fazer para solicitar o ressarcimento do valor pago pelo exame.

Repassem essa informação os demais colegas. Para mais informações entrem em contato com o sindicato.