DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL


Publicada dia 21/03/2022 16:30

Tamanho Fonte:

Organização das Nações Unidas instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data lembra o Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 21 de março de 1960. Naquele dia, centenas de pessoas saíram às ruas contra a “lei do passe“.

A lei restringia os locais de circulação da população negra no país e permitia que negras/os frequentassem apenas os lugares que eram liberados e registrados em uma carteira de uso pessoal. Ao todo 69 pessoas foram assassinadas e 186 pessoas fora feridas devido a reação das forças do Estado da África do Sul, que era governada sob o regime do Apartheid.

O diretor da Secretaria de Política Racial da FINDECT reforça que a luta contra o racismo tem se intensificado, mas precisa ser mantida por todos, pois quando se fala da situação no Brasil, os números também são alarmantes. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população negra no Brasil tem 2,7 vezes mais chances de ser assassinada do que a população branca.

Racismo no transporte já foi presenciado por 72% dos brasileiros

A pesquisa do Instituto Locomotiva divulgada hoje (21) mostra que 72% das pessoas dizem já ter presenciado situação de racismo em seu transporte do dia a dia e 39% foram vítimas do crime, ou seja, uma em cada três pessoas negras já sofreu preconceito em seus deslocamentos.

O estudo mostra ainda que 71% das pessoas negras que trabalham no trânsito sentem medo de sofrer racismo ou preconceito por sua cor. Entre a população negra em geral, esse número cai para 41%, o que mostra que quem está na rua por mais tempo sente mais medo de sofrer esse tipo de discriminação.

Clique aqui e leia a matéria completa

CAOS NO BRASIL – VEJA MAIS CAPÍTULOS DA SÉRIE
PRESSIONE OS SENADORES CONTRA O PL 591

Fonte: FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas