DEPUTADO FEDERAL ZÉ CARLOS (PT) CRITICA CONSULTA PÚBLICA ABERTA PELO GOVERNO SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DOS CORREIOS

Publicada dia 03/03/2022 14:02

A consulta pública que trata do processo de privatização dos Correios, foi alvo de críticas do deputado federal Zé Carlos (PT) na última segunda-feira (28/02), entre elas sendo chamada de “farsa da consulta pública”. A consulta foi aberta pelo governo federal na última sexta-feira (25/02).

Vale lembrar que o PL 591 foi aprovado em agosto do ano passado na Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado.

De acordo com o deputado, o governo Bolsonaro não tem nenhuma intenção de ouvir as pessoas sobre o assunto ou mesmo transformar em medidas práticas o que as pessoas dirão, logo está somente cumprindo um mero protocolo de formalidades.

“Se esse governo tivesse realmente intenção de ouvir o povo, nem ao menos teria colocado em tramitação esse Projeto de Lei de privatização dos Correios, pois antes da proposta de privatização da empresa as pesquisas nacionais diziam que a população brasileira, em sua maioria, era contrária à ideia de venda das estatais, incluindo os Correios”, disse.

A Consulta Pública – e também a audiência pública que está marcada para acontecer em março – fazem parte das etapas que antecedem à análise do processo de privatização pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

“A prática do governo Bolsonaro, tem sido vender as empresas estatais para favorecer os mais ricos, como ele está fazendo, também, com a Eletrobras, que já está em processo avançado de privatização”, disse. Por isso ele afirma que essa consulta não passa de mera formalidade.

Lembrou ainda que em pesquisas referentes às privatizações das estatais, todas elas têm mostrado que o povo brasileiro não quer que sejam efetivadas. “Uma pesquisa feita em setembro de 2019, pelo DataFolha, revelou que dois em cada três brasileiros eram contrários à privatização das estatais. Outra, feita em janeiro do ano passado, também mostrava que a maioria da população não queria que os Correios fosse vendido.

Diante disso, para ele não restam dúvidas de que, essa Consulta agora, sobre uma privatização que já está em andamento, não tem a menor intenção de captar a opinião pública, porque esse governo já demonstra há tempos não ter qualquer respeito pela opinião do povo”, complementou Zé Carlos.

Com informações do Blog do Rogério Silva