CORREIOS PREJUDICA A POPULAÇÃO COM TRANSFERÊNCIAS ARBITRÁRIAS


Publicada dia 22/06/2022 13:57

Tamanho Fonte:

Foto: Eduardo Fanchioti Loureiro

Essas transferências ocorreram ou estão ocorrendo e vêm causado grandes trsnatornos. Cerca de 14 cidades já foram listadas até o momento e por volta de 25 trabalhadores, sendo a cidade de Timon o caso mais divulgado, onde dos 17 funcionários 7 serão transferidos.

A discussão de critérios para as transferências com o Sindicato não foi respeitada, diversas pessoas foram favorecidas continuando nas unidades enquanto pessoas idosas, grávidas, deficientes, com problemas de saúde, mães e pais de crianças pequenas estão sendo forçados a serem transferidos.

Em reunião com a empresa, o SINTECT-MA sugeriu por exemplo que fosse realizado um chamamento estadual para ocupar essas supostas vagas que só existem por força de manipulação da carga de trabalho, tanto de carteiros, quanto de atendentes e ott, pois o que está acontecendo é que pessoas estão sendo retiradas dos locais de trabalho e a sobrecarga está ficando.

Nossas sugestões registradas em ata com a empresa, que foram feitas e foram ignoradas pela empresa são:

Suspensão imediata de todas as transferências que não tenha a concordância dos trabalhadores;

PDI para as unidades onde estejam “sobrando” funcionários como opção para que não sejam transferidos;
Concurso público para suprir os locais com ausência de funcionários;

Migração de cargo para que o trabalhador não tenha que ser transferido forçado e possa ficar na sua própria cidade
Abertura de chamamento nacional para que pessoas de outros estados possam vir assumir vagas no Maranhão nessas cidades onde há ausência de trabalhadores;

Reunião com o ministério das Comunicações já que o Correios fechou todas as portas;

Revisão completa dos sistemas que apontam a quantidade de funcionários nas unidades de Correios, pois não concordamos com a distribuição domiciliar alternada, gestão equivocada de filas nas agências e somos contra os variados tipos de terceirização.

Nas assembleias setoriais realizadas pelo sindicato com os trabalhadores foi falado sobre a falta de efetivo, uma vez que tem sido maquiado no sistema pra fazer parecer que o efetivo da unidade está adequado, com a clara intenção de eliminar distritos, postos de trabalho, guichês de atendimento o que tem levado à sobrecarga de trabalho. Além disso, com as transferências arbitrárias da empresa os trabalhadores têm visto suas vidas e famílias sendo desestruturadas.

O SINTECT-MA buscou diálogo aberto e transparente com a direção da empresa, levou sugestões sobre o que poderia ser feito para solucionar os problemas que têm surgido com as transferências e ainda assim a empresa se mostrou irredutível, se recusando a qualquer tipo de diálogo sobre esse e outros assuntos como por exemplo SD, eliminação de postos de trabalho e a quantidade real de trabalhadores nos locais de trabalho.

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas