CENTRAIS DEBATEM RECONSTRUÇÃO SINDICAL EM BRASÍLIA

Publicada dia 28/11/2022 23:04

As centrais debaterão esta semana, em Brasília, propostas para a reconstrução sindical. O evento será realizado em dois dias, quarta (31) e quinta-feira (1º), com dois temas em pauta: a negociação coletiva, uma das principais formas de atuação sindical, e o custeio, que é a sobrevivência financeira do sindicalismo.

“Ambos os temas encontram-se mal tratados no Direito brasileiro, prejudicando essencialmente as atividades sindicais”, afirma o coordenador científico do evento, professor Gerson Marques.

A meta é formular propostas essenciais, amadurecidas e responsáveis ao novo governo do presidente Lula, aos tribunais e às autoridades públicas, além de discutir formas de ação imediatas, no campo da autonomia e da liberdade sindicais.

A organização é da Excola Social, com apoio da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central e CSB, e participação de diversas outras entidades de classe. Entre os palestrantes estão o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Mauro Menezes, e a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gurgel, além de acadêmicos e dirigentes sindicais.

Para mais informações, acesse o site Excola Social.

Fonte: CTB