3 DE DEZEMBRO – DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AOS AGROTÓXICOS


Publicada dia 03/12/2022 18:07

Tamanho Fonte:

O desgoverno do Bolsonaro, que está com os dias contados, durante sua trágica gestão foi responsável pela aprovação de mais venenos para uso criminoso nas lavouras brasileiras

O ano de 2022 está quase no fim e já é considerado atípico: as condições de vida e de subsistência de trabalhadoras e trabalhadores dos Correios foram severamente afetadas pela política do governo Bolsonaro. O Brasil tem a triste marca de 690.129 mortes pelo novo coronavírus até a data de publicação dessa matéria.

A FINDECT convida a todos os trabalhadores e trabalhadoras para esta importante reflexão: como está nossa alimentação e saúde. É preciso se debruçar sobre um novo modo de produção e consumo de alimentos, outro modo de vida, consolidar direitos e conquistar territórios saudáveis, com democracia, agroecologia e garantia de sustento dos trabalhadores.

Apenas quatro em cada dez famílias brasileiras têm acesso pleno à alimentação e 33 milhões de brasileiros passam fome, de acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, publicado em junho deste ano. Ao todo, 125 milhões de brasileiros vivem algum nível de insegurança alimentar, sendo 59 milhões em insegurança leve, 31 milhões em insegurança moderada e 33 milhões em insegurança grave.

Em setembro deste ano, um estudo da pesquisadora Sônia Hess, divulgado pela Agência Pública e Repórter Brasil, (https://reporterbrasil.org.br/2022/09/banidos-na-europa-feitos-na-china-e-usados-na-soja-os-agrotoxicos-aprovados-por-bolsonaro/) constatou que 45% dos 1,8 mil produtos liberados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro, entre janeiro de 2019 e junho de 2022, são de agrotóxicos proibidos na União Européia (UE) – em sua maioria, utilizados em plantações de soja, milho, cana-de-açúcar e algodão.

Por comida sem veneno no prato do trabalhador!

O Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos, 3 de dezembro, que tem como origem o crime ocorrido em Bhopal, na Índia, em 1984, quando 27 toneladas do gás isocianato de metila vazaram de uma fábrica de agrotóxicos da empresa estadunidense Union Carbide. Cerca de 2,2 mil pessoas morreram na hora e quase 600 mil foram afetadas ao longo dos anos, segundo a Campanha Internacional por Justiça em Bhopal.

Para contribuir com essa discussão, a FINDECT indica o Documentário produzido pelo Brasil de Fato “Bhopal 84”, que relembra o maior crime industrial da história.

Clique aqui e assista ‘Bhopal 84: o maior crime industrial da história’

Fontes: reporterbrasil.org.br

mst.org.br

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas