TRABALHO REMOTO: NÃO ACEITE FAZER TRATAMENTO DE CARTAS EM SUA CASA

Publicada dia 08/02/2021 00:28

PUBLICADO EM 08 DE FEVEREIRO DE 2021

Durante as últimas semanas surgiram relatos de que a empresa estaria mandando que os funcionários em trabalho remoto recebam em suas casas caixetas com correspondência para realizar separação, agregação e direcionamento das correspondências em seus lares. A diretoria do SINTECT-MA discorda profundamente dessa atitude da empresa.

Compreendamos que primeiro, existem os riscos quanto à segurança postal e para a saúde de quem está em trabalho remoto. Na segurança postal a residência de funcionário não é local apropriado e seguro para armazenagem de carga mesmo que seja por algumas horas, não tendo como o trabalhador se responsabilizar por atitudes de terceiros. O local apropriado, com os equipamentos de trabalho para tratamento são AS UNIDADES DE CORREIOS. Já em relação à segurança de saúde, quem está hoje em trabalho remoto ou é doente crônico ou é maior de 60 anos. Nos dois casos a contaminação por entrada de elemento estranho na residência da pessoa via carga de trabalho é grande o suficiente para que seja aceito por essa instituição de defesa dos trabalhadores.

Além disso, o acordo firmado entre as partes, trabalhadores em serviço remoto e empresa, foi de atividades de estudo e não de tratamento de carga, opção essa que em momento algum foi negociada ou explicada ao sindicato ou à FINDECT e que por isso não pode ser obrigatória ao trabalhador.

Reforçamos ainda que se a empresa mantiver essa atitude de abuso, medidas cabíveis mais duras serão tomadas.

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA