SINTECT-MA NOTA DE REPÚDIO

Publicada dia 23/12/2021 14:08

Tamanho Fonte:

Repudiamos veementemente o ataque racista sofrido por Rômulo Mafra Cruz, Diretor do Da Cor ao Acaso Instituto e filho do prestador de serviços de contabilidade ao SINTECT- MA Ronaldo França.

Rômulo desenvolvia uma atividade no último sábado (18/12), no Centro Histórico de São Luís, frente ao Museu Catarina Mina. Ele e um grupo de pessoas caminhavam pelas ruas como parte do projeto o projeto do Instituto denominado “Caminho Ancestral” do qual é um dos idealizadores e que promove um passeio que traz aprendizado sobre a história afrocentrada da capital maranhense.

Foi quando Rômulo, que é negro, foi abordado de forma agressiva e racista por um homem não identificado, mas que pode ser um empregado do Museu.

Ele ainda tentou conversar com seu agressor, mas foi novamente atacado por meio de injúrias raciais, ao que em seguida, após os acontecimentos, ele e a também diretora do Instituto, Anita Machado foram até a Delegacia de combate aos crimes raciais a fim de que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Nosso respeito e apoio ao trabalho que vem sendo realizado pelo Instituto, e que por ele juntos possamos racializar as relações e lutar para que todos sejam de fato reconhecidos como cidadãos e tenham seus direitos garantidos.

É inadmissível que por causa da cor de sua pele, uma pessoa seja privada do seu direito de andar livremente pelas ruas do da cidade, numa clara tentativa de desmerecê-lo e ao trabalho que vem realizando.
Racismo é crime! Basta de racismo!

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA

Compartilhe agora com seus amigos