SINTECT-MA DÁ ORIENTAÇÕES A TRABALHADORES VÍTIMAS DE ASSALTO DURANTE O TRABALHO
Publicada dia 29/03/2021 21:55
Tamanho Fonte:
PUBLICADO EM 29 DE MARÇO DE 2021
Quando o trabalhador deixa sua casa para ir ao trabalho, ganhar o seu sustento e de sua família, ele nunca espera ter que passar por situações como assalto, seja na rua (carteiros) ou na agência (atendentes).
A sua segurança e integridade são deveres do Estado e principalmente dos Correios, que precisa garantir um ambiente seguro pra que esse trabalhador desenvolva suas atividades com tranquilidade e não que ele desenvolva problemas psicológicos decorrentes de assaltos sofridos enquanto desempenha suas funções.
Infelizmente têm sido cada vez mais constantes as ocorrências de assaltos principalmente a Atendentes e Carteiros, o que tem levado afastamentos do trabalho, doenças psicológicas entre outros transtornos aos trabalhadores.
Não é de hoje que o Sindicato vem orientando aos trabalhadores que tipo de medidas esse trabalhador ou trabalhadora deve tomar caso seja vítima dessa violência.
Todos os trabalhadores fazem Boletim de ocorrência, porém a maioria muitos não informa ao Sindicato o ocorrido. Outros continuam trabalhando apesar de terem muitas vezes sofrido assalto por mais de uma vez e as situações vão se acumulando e trazendo problemas para o próprio trabalhador a curto e longo prazo, uma vez que esse trabalhador quando decide por não tomar nenhuma providência, abre mão de um direito seu.
A direção da empresa não é de hoje que se mostra totalmente omissa em preservar a segurança dos trabalhadores aumentando a segurança, por exemplo. Isso é algo notório.
Por isso, quando o trabalhador sofre assaltos e ele resolve não fazer nada, a respeito, ele só está ajudando a situação a continuar como está ou piorar.
São diversas as ações relatadas no site do SINTECT-MA de trabalhadores que sofreram assaltos e moveram ações contra a empresa e tiveram êxito. Não foi da noite para o dia, mas eles fizeram o Boletim de ocorrência, apresentou a CAT aberta pela empresa e toda a documentação necessária e o jurídico fez a sua parte. Eles escolheram não abrir mão do seu direito.
O SINTECT-MA já fez várias reinvindicações, atas e ofícios do contra a empresa que sempre se manteve omissa.
É importante que se diga que é responsabilidade da empresa abrir a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) para essas vítimas e garantir a elas o suporte psicológico e de saúde, por isso também e a importância de que o trabalhador faça o Boletim de ocorrência.
Uma vez que o trabalhador se cala, só ajuda a empresa a continuar se omitindo de suas responsabilidades para com ele.
DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA ABERTURA DE PROCESSO JUDICIAL EM CASO DE ASSALTOS:
- Documento pessoal (RG e CPF);
- Assinar procuração no sindicato ou via e-mail;
- Boletim de Ocorrência (B.O);
- CAT(Comunicado de Acidente de Trabalho) caso tenha;
- Laudo médico ou atestado médico, caso tenha ido ao médico.
Caso você não possua essa documentação, requisite à empresa através do seu chefe. O processo pode ser aberto caso o assalto tenho ocorrido até 5 anos atrás.
DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA