MARACAÇUMÉ APROVA VACINAÇÃO PRIORITÁRIA E TRABALHADORES JÁ RECEBERAM A PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA COVID19

Publicada dia 29/04/2021 09:38

REUTERS/Dado Ruvic

PUBLICADO EM 29 D ABRIL DE 2021

Trabalhadores dos Correios de Maracaçumé, obtiveram êxito no pedido de inclusão no grupo prioritário para vacinação contra a Covid19 no município.

A inclusão se deu através do esforço dos trabalhadores dos Correios na cidade, que entenderam que podiam eles mesmos solicitar junto ao poder público a sua inclusão e obtiveram aprovação para a sua solicitação.

Diante disso, em parceria com a Secretaria municipal de saúde conseguiram ter 50% dos funcionários imunizados nesta quarta-feira (28/04) e hoje, os outros 50% tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid 19.

Como entidade representativa dos trabalhadores, é nosso dever e responsabilidade orientar, esclarecer e desfazer alguns equívocos que vêm surgindo em relação a este assunto:

Esclarecemos que, diferente do que foi informado em alguns canais de comunicação, a responsabilidade pelas inclusões até o momento não é dos gestores dos Correios, mas dos trabalhadores que, estes sim, estão na linha de frente e têm se mobilizado junto ao sindicato no sentido de buscar a inclusão no cronograma vacinal dos municípios em que atuam. Alguns trabalhadores até mesmo têm procurado o sindicato ou mesmo outros colegas para fazerem o requerimento, têm contactado vereadores, prefeitos e secretários de saúde nos municípios para saber como proceder.

O que tem se notado é que alguns gestores têm pego carona e tentado levar o crédito, dando a entender que foram eles quem fizeram toda a mobilização.

Até o momento nem o próprio governo Bolsonaro e nem a direção dos Correios incluiu os trabalhadores no plano Nacional de Vacinação, apesar de que, fomos considerados Serviço Essencial pelo Governo Federal.

Diante dessa e de outras situações, o sindicato inclusive teve que ajuizar ação contra os Correios para que este distribuísse álcool em gel e máscaras para os trabalhadores. Como então agora a empresa, através dos seus gestores está buscando viabilizar vacinação?

Ressaltamos ainda que os trabalhadores de Maracaçumé são os primeiros trabalhadores dos Correios em todo o estado a receberem a primeira dose da vacina. Até o momento cerca de 12 cidades já aprovaram a vacinação dos trabalhadores e estamos na expectativa para que outras mais aprovem também.

DIRETORIA COLEGIADA DO SINTECT-MA

Adilma Araújo – Jornalista DRT Nº1841-/18