DIA DO TRABALHADOR E A LUTA QUE ATRAVESSA GERAÇÕES


PUBLICADO EM 30 DE ABRIL DE 2021

Lá se vão mais de 130 anos desde que o dia 1º de maio passou a ser comemorado em todo o mundo. Essa data foi escolhida para homenagear ao esforço dos trabalhadores e sindicalistas dos Estados Unidos, que em um sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país pedindo a redução da carga horária de trabalho diária.

Era comum os trabalhadores americanos ficarem nos empregos nada menos que 100 horas por semana. Mas a luta dos manifestantes foi bem-sucedida e na virada do século 20, boa parte dos trabalhadores do país já seguia o ritmo de 8 horas diárias. Atualmente a data é celebrada por mais de 80 países, entre eles o Brasil que comemora desde 1925.

1º DE MAIO NO BRASIL

Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador. A maior mudança, no entanto, veio somente bastante tempo depois, com a Consolidação das Leis do do Trabalho (CLT). Em 1º de maio de 1943 , Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.452, garantindo direitos básicos, como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

A luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, salário justo, manutenção de direitos, contra a jornada excessiva de trabalho, contra condições insalubres e todas as questões que envolvem o trabalho, nunca deixará de existir.

Ela não vem de hoje, vem de arrastando há mais de um século e ainda estamos onde estamos. Por isso é necessário que nos organizemos junto ao sindicato para fortalecermos a luta contra todo o tipo de retrocesso.

O cenário que vivemos é tão desafiador quanto. Pois nos deparamos com perda de direitos no último ACT, uma pandemia mundial, falta de vacinação para a categoria, ameaça de privatização da empresa e tantos outros problemas que nos atingem nas unidades de trabalho diariamente.

Um sindicato forte se faz com trabalhadores conscientes de que SINDICATO e TRABALHADORES precisam caminhar juntos na luta pela manutenção de direitos e por tudo aquilo que representa conquista para os trabalhadores.

TRABALHADORES UNIDOS SÃO MAIS FORTES!

Compartilhe agora com seus amigos

Notícias Relacionadas

veja também em nosso site

Campanha Salarial rodapé do post

Campanha Salarial rodapé do post