DIA DO TRABALHADOR E A LUTA QUE ATRAVESSA GERAÇÕES

PUBLICADO EM 30 DE ABRIL DE 2021

Lá se vão mais de 130 anos desde que o dia 1º de maio passou a ser comemorado em todo o mundo. Essa data foi escolhida para homenagear ao esforço dos trabalhadores e sindicalistas dos Estados Unidos, que em um sábado, 1º de maio de 1886, foram às ruas das maiores cidades do país pedindo a redução da carga horária de trabalho diária.

Era comum os trabalhadores americanos ficarem nos empregos nada menos que 100 horas por semana. Mas a luta dos manifestantes foi bem-sucedida e na virada do século 20, boa parte dos trabalhadores do país já seguia o ritmo de 8 horas diárias. Atualmente a data é celebrada por mais de 80 países, entre eles o Brasil que comemora desde 1925.

1º DE MAIO NO BRASIL

Em 1925, o então presidente Artur Bernardes decretou o Dia do Trabalhador. A maior mudança, no entanto, veio somente bastante tempo depois, com a Consolidação das Leis do do Trabalho (CLT). Em 1º de maio de 1943 , Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei nº 5.452, garantindo direitos básicos, como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

A luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, salário justo, manutenção de direitos, contra a jornada excessiva de trabalho, contra condições insalubres e todas as questões que envolvem o trabalho, nunca deixará de existir.

Ela não vem de hoje, vem de arrastando há mais de um século e ainda estamos onde estamos. Por isso é necessário que nos organizemos junto ao sindicato para fortalecermos a luta contra todo o tipo de retrocesso.

O cenário que vivemos é tão desafiador quanto. Pois nos deparamos com perda de direitos no último ACT, uma pandemia mundial, falta de vacinação para a categoria, ameaça de privatização da empresa e tantos outros problemas que nos atingem nas unidades de trabalho diariamente.

Um sindicato forte se faz com trabalhadores conscientes de que SINDICATO e TRABALHADORES precisam caminhar juntos na luta pela manutenção de direitos e por tudo aquilo que representa conquista para os trabalhadores.

TRABALHADORES UNIDOS SÃO MAIS FORTES!