DESGOVERNO BOLSONARO E A ELEIÇÃO NA CÂMARA FEDERAL

Publicada dia 22/01/2021 20:00

PUBLICADO EM 22 DE JANEIRO DE 2021

A eleição para a Câmara Federal deve acontecer em 1º de fevereiro e será um momento decisivo para a vida dos trabalhadores pelos próximos 2 anos.

Em meio a esse governo sem rumo, só um candidato até o momento tem melhor diálogo com os trabalhadores e é o parlamentar Baleia Rossi (MDB -SP) o que representa muito na conjuntura em que vivemos.

Rossi é candidato à presidência da Câmara desde o fim de dezembro de 2020 e Rodrigo Maia (DEM-RJ) atual presidente da casa é o principal articulador de sua candidatura além de contar com o apoio de lideranças dos partidos de esquerda. Ele é o autor da proposta de reforma tributária que, em 2020 saiu da pauta para análise e acabou sem votação.

Entre as propostas de Rossi estão a retomada dos investimentos públicos, a manutenção do auxílio emergencial, a promoção de vacinação contra o coronavírus e medidas para geração de emprego, além do fato de que ele já esteve reunido com os representantes de centrais sindicais onde foi entregue a ele um documento com propostas e sugestões.

Já o governo Bolsonaro apoia o parlamentar Arthur Lira (PP), para a Presidência da Câmara, o que significa dizer que, caso ele vença a eleição para a Câmara, continuará alinhado ao governo. O presidente pessoalmente tem feito campanha a favor da eleição de Lira e ate se refere a ele como “nosso candidato”.

É importante que se diga que o parlamentar merece alguma desconfiança, já que “está envolvido com diversos assuntos polêmicos a exemplo da Operação Lava-Jato”.

Um deles seria o apoio do deputado à instalação da CPMI das Fake News em meados de 2019. O tema se tornou sensível ao presidente porque tanto seus filhos como seus aliados entraram na mira das investigações, que apuram uma rede de financiamento de notícias falsas e ataques a autoridades.

O Planalto vem tentando, sem sucesso, enterrar essas apurações — que avançaram sobre disparos de mensagens de WhatsApp durante as eleições de 2018.

Lira  responde a dois processos no Supremo Tribunal Federal (STF). Em um acusado de integrar uma organização criminosa formada por integrantes do seu partido que teria desviado recursos da Petrobras e em outro, de ter recebido propina de um esquema na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). As informações dão conta de que Lira foi condenado em três instâncias por ter comprado um apartamento com um cheque sem fundo. O deputado nega ter praticado qualquer irregularidade.

Interessante mesmo é que o presidente além de fazer campanha para o “seu” candidato, ainda oferece recursos do orçamento que de acordo com ele não existem para este ano por causa do teto de gastos.

Vale ressaltar que ele é favorável à privatização dos Correios e já declarou isso abertamente, seguindo ao desejo de Bolsonaro, que já deixou bem claro as intenções de privatizar a empresa.

A atuação desastrosa do governo em meio à pandemia principalmente em Manaus tem levado a manifestações por todo o país some-se a isso as trapalhadas em relação à vacinação contra a Covid 19 e isso vem afetando a corrida de Arthur Lira à Câmara devido ao seu alinhamento com o governo. Isso  não só vem favorecendo a eleição de Rossi como tem se tornado uma vantagem.

Diante de tantas perdas enfrentadas pelos trabalhadores no ano que se passou, um candidato com o qual os trabalhadores têm diálogo aberto só vem a somar.