3 DE NOVEMBRO: DIA DA INSTITUIÇÃO DO DIREITO AO VOTO FEMININO

Publicada dia 03/11/2021 21:19

O dia 03 de novembro relembra essa luta e tem o intuito de valorizar esse movimento de protagonismo feminino tão importante para a igualdade social e política no Brasil.

O ato vai além de eleger um político, é o exercício da cidadania e representatividade feminina

O mês de novembro se inicia e, com ele, celebramos a conquista do direito das mulheres ao voto. No dia 03 de novembro de 1930, foi instituído que as Mulheres teriam o direito de votar no Brasil. Foi consumado no ano de 1932, com o Código Eleitoral Brasileiro entrando em vigor, onde houve uma ampliação desse direito.

Quando instituído, o voto feminino ainda era cheio de restrições, onde apenas as mulheres casadas poderiam votar e ainda precisavam da autorização do marido, viúvas ou solteiras com renda própria poderiam votar, tornando-se esse fato amplo, porém, restrito em 1934.

Nessa data tão importante e vitoriosa, comemora-se 91 anos onde as mulheres brasileiras podem, oficialmente, votar. Isso significa que muitas de nossas avós, bisavós ou até mesmo nossas mães não puderam eleger seus representantes. O que hoje é um direito de todos, independente de raça, gênero ou opção sexual, antes era um privilégio de homens brancos e ricos.

Apesar de a maior parte do eleitorado brasileiro ser mulher, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil ocupa a nona posição, entre onze países latino americanos, no que diz respeito à participação política feminina. O Mapa da Política de 2019, elaborado pela Procuradoria da Mulher no Senado, corrobora esse índice: dos 70 mil cargos eletivos, apenas 12,3% é ocupado por alguém do gênero feminino.

A Secretaria de Mulheres da FINDECT e dos Sindicatos celebram essa data, onde todas as mulheres podem ser candidatas e devem participar ativamente da política e do movimento sindical, como prova disso, já tivemos uma mulher no cargo na presidência da República.

Fonte: FINDECT com informações da Defensoria Pública